sexta-feira, 16 de março de 2012

Viajando pelas curiosidades - "Cimitero Monumentale Dei Patri Cappucini"

"Nós eramos o que você é. Nós somos o que você será".

As viagens pelas curiosidades continuam pelo lugar mais arrepiante que já conheci nas andanças pelo mundo: o "Cemitério Monumental dos Irmãos Capuchinhos" (ou Cripta dos Capuchinos), localizado na Igreja Santa Maria della Concezione, na Via Veneto romana.

Fora do eixo turístico, já que os viajantes preferem monumentos mais conhecidos, como o Coliseu, o Fórum Romano, dentre outros, o "Cemitério" é uma dica interessante que não costuma estar destacada nos guias ou dicas de viagens em sites especializados.

Eu mesmo descobri o local por acaso, quando estive na capital eterna em 2010. Aliás, fui visitar a Igreja existente no local, quando deparei-me com a possibilidade de se fazer essa visita.

O lugar é simplesmente aterrorizante. Não é possível fotografar lá dentro, mas mesmo que fosse, não seria recomendável. Mas não deixei de comprar o cartão postal do local.

Ali, retrata-se com requintes de crueldade a realidade da morte. Nessa cripta, os frades capuchinhos da igreja ornamentaram as capelas existentes no subterrâneo com ossos e crânios dos seus colegas mortos. Lá estão milhares de esqueletos (estima-se em mais de 4.000) e ossos que formam, muitas vezes, imagens cristãs, a exemplo de crucifixos.

O ambiente é bastante escuro, logo remetendo a cenas de terror.

Ao final do "passeio", eis que surge a frase que colocamos no início do post, triunfante: "nós éramos o que você é. Nós somos o que você será".

Enfim, para quem não tem restrições ao macabro, e gosta de apimentar a vida com um pouco de terror,  é  curioso conhecer o local.

P.S: Tenho uma imagem de uma das salas do cemitério para quem se interessar conhecer ou ter uma idéia. Se for do interesse de muitos, posso publicar.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário