quarta-feira, 14 de março de 2012

PALÁCIO DE VERSAILLES, O MAGNIFÍCO CENTRO DA REALEZA FRANCESA!

Deslumbrante. Fascinante. Imponente. O Château de Versailles, ou, em bom vernáculo, o Palácio de Versailles, perto de Paris, é, sem dúvida, um dos monumentos mais lindos e impactantes do mundo. As imagens falam mais que mil palavras.


Vista dos Jardins de Versailles.
O Palácio foi construído pelo famoso “Rei Sol” Luís XIV ainda no século XVII para ser o mais opulento e magnífico do mundo.  Objetivava também com a construção um incremento de poder, na medida em que  poderia controlar, como de fato fez, seus subordinados e a nobreza francesa, que viviam dentro do palácio, submetidos a uma exagerada etiqueta.

A etiqueta, aliás, era curiosa. Era terminantemente proibido para homens e mulheres cruzarem as pernas. Para falar com o rei, não era possível bater na porta – o certo era arranhar suavemente, até que fosse permitida a entrada.

Versailles representou (e ainda representa, historicamente falando), de fato, todo o poder da monarquia francesa, com seus belos jardins, esculturas e grandiosidade.

Sem dúvida, o ponto alto da visita ao Palácio reside nos seus impressionantes jardins e na famosa Galeria dos Espelhos” (em francês, “Galerie des Glaces”), sala simplesmente espetacular.

"Galeria dos Espelhos". Chateâu de Versailles, França.
Além da “Galeria”, destacam-se vários espaços, nos quais os 700 quartos existentes se transformaram: Grand Appartement du roi”, Grand Appartement de la reine”, lê petit appartment du roi”, dentre outros.

Anexo ao complexo de Versailles,  destaca-se ainda o “Petit Trianon”, onde viveu a famosa Maria Antonienta, última rainha, que foi decapitada durante a Revolução Francesa.

Versalles teve importância como centro do poder até 1789, ano da Revolução Francesa.

Hoje, é um dos monumentos e museus mais visitados da França e, por que não, do mundo.

Uma dica: reserve uma manhã e boa parte da tarde para a visita, que tende a ser demorada devido às dimensões do palácio. A cidade que dá nome ao Palácio é também bonita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário