terça-feira, 13 de março de 2012

ARCO DO TRIUNFO, O SÍMBOLO DO ORGULHO NACIONAL FRANCÊS!

O Arco do Triunfo” é, indiscutivelmente, um dos monumentos mais reconhecidos mundialmente de Paris. Conforme já dissemos antes, forma, junto com a Catedral de Notre Dame, a Torre Eiffel e o Museu do Louvre o “quarteto fantástico” da Cidade Luz.

O Arco, imponente na Praça Charles De Gaulle.
Construído pelo famoso imperador Napoleão Bonaparte (Napoleão I), o Arco foi desenhado em estilo neoclássico e inspirado nos arcos do império romano , notadamente os deTito e Constantino.


"A Marselhesa", de François Rude.

Localizado no final da Avenida Champs-Elysées, mais precisamente na Praça Charles De Gaulle, é símbolo do orgulho nacional francês. Nele estão representadas vitórias militares do grande imperador retromencionado, merecendo destaque os alto-relevos Triunfo de 1810”, “Resistência”, “Paz” e o mais famoso de todos, A Marselhesa(ou “Partida dos Voluntários de 1792”), obra aclamada do escultor francês François Rude. A “Marselhesa” é, realmente, uma peça fantástica.

Uma curiosidade sobre o Arco: com seus 50 metros de altura, é o segundo arco mais alto do mundo, perdendo apenas para um concebido pelo regime comunista norte-coreano nos anos 80.

Dentro do Arco existe ainda a Túmulo do Soldado Desconhecido”, que exala um fogo eterno, sendo certo que ali repousam as cinzas de um soldado morto na Primeira Guerra Mundial. Mas o túmulo é, na verdade, uma homenagem a todos os soldados sem identificação mortos em guerras mundiais.

É do Arco do Triunfo que se iniciam todas as paradas militares anuais do “Dia da Bastilha” – 14 de julho.

Assim como em Notre Dame e Torre Eiffel, é possível subir ao topo do Arco para admirar a romântica atmosfera parisiense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário