quinta-feira, 8 de março de 2012

HAGIA SOPHIA, MONUMENTO MÁXIMO DA ERA BIZANTINA


Hagia Sophia, ou Santa Sofiaé, indiscutivelmente, um dos monumentos mais emblemáticos do mundo.

Construída pela primeira vez pelo Imperador Constantino, ainda no século IV depois de Cristo, foi consumida duas vezes pelo fogo, sendo reconstruída pela terceira e última vez pelo famoso imperador Justiniano.

A Hagia Sophia é símbolo tanto do Império Bizantino (ou Romano do Oriente, que durou até 1453) quanto do Império Otomano (que perdurou do século XIII até 1923, data da independência turca). Os dois impérios tinha em comum a capital, Constantinopla.

Antes construída para ser uma igreja, transformou-se, em 1453, numa mesquita até que, nos dias de hoje, foi transformada em um museu.

Santa Sofia é , sem dúvida, o auge, o momento máximo da arquitetura bizantina. A sua enorme cúpula  foi construída com o único objetivo de ser a estrutura mais alta do mundo. Já foi um dia - século VI depois de Cristo.

Destacam-se ainda os maravilhosos mosaicos, representativos da vida da Virgem Maria, Jesus Cristo, imperadores, imperatrizes e santos.

É, fora de dúvida, um dos passeios obrigatórios para quem vai a Istambul, a histórica cidade que já foi Constantinopla e Bizâncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário