quarta-feira, 21 de março de 2012

FONTANA DE TREVI - ONDE NÃO HÁ "DOLCE VITA" EM ROMA

Fontana de Trevi.

A fonte mais famosa de Roma é também a mais tumultuada.

Fontana Di Trevi. Roma, Itália

 E é tumultuada justamente pela sua fama, adquirida após o lançamento do clássico filme  "La Dolce Vita", de Federico Fellini, estrelado por Marcello Mastroianni. A cena do "banho" de Anita Ekberg na fonte atravessou gerações em todo o mundo.

"La Dolce Vita", o filme de Federico Fellini.
E a fama chegou até ao Japão, já que os nipônicos aqui atingem o seu auge de coeficiente turístico, enchendo a frente da fonte e dificultando o acesso dos que chegam depois das nove da manhã.

A Fontana, criada por Nicole Salvi, é uma das maiores atrações de Roma fora do circuito da "Roma Antiga". Isso porque o famoso monumento foi construída em 1762, sendo um dos marcos mais recentes, assim podemos dizer, da Cidade Eterna.

O monumento em sí é uma pérola do estilo barroco, construído em mármore. Tem uma estátua de Netuno, Deus do Mar, no seu centro. Nessa estátua, observa-se ainda uma carruagem em forma de concha puxada por cavalos-marinhos. Dos lados, direito e esquerdo, aparecem as estátuas da abundância e da salubridade. Em cima, conta-se por desenhos a história dos aquedutos romanos.

O costume de quem vai em Roma é justamente jogar uma moedinha nessa fonte - acredita a cultura popular que quem joga uma moeda lá, por cima dos ombros, visita novamente a Cidade Eterna. Espero que isso seja verdade, afinal de contas a luta foi grande para a consumação do ato!

Enfim, é um passeio típico de Roma, valendo a visita. Mas chegue cedo, senão você perderá o dia tentando jogar a moedinha da sorte! "Dolce Vita" na Fontana di Trevi, com aquela multidão toda? Só no cinema mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário