terça-feira, 6 de março de 2012

BRATISLAVA E SEU BELO CENTRO HISTÓRICO

Bratislava, na Eslováquia,  tem um centro histórico encantador. É necessário pelo menos duas noites para absorver toda a atmosfera do local, uma mistura de magia com beleza cênica.



Eslováquia no Google Maps


Bratislava é a capital e a cidade mais importante da Eslováquia. Explicitando mais, a Eslováquia era a metade mais fraca economicamente da "Tchecoslováquia" comunista. A outra metade, pelo menos na autoconfiança mais rica, é hoje a República Checa, cuja capital é Praga. Hoje, curiosamente, a Eslováquia já foi admitida na zona do Euro, enquanto a República Checa ainda não (adota-se ainda a coroa checa).

Bratislava, além de ser a capital da república eslovaca, é a cidade mais populosa do país, com quase quinhentos mil habitantes. Próxima à República Húngara, Bratislava já foi capital também dos magiares. Aliás, a história eslovaca é rica em problemas territoriais, sendo a atual conformação estabelecida recentemente. Ainda há um grande número de magiares em território eslovaco.

Dentre os principais monumentos, destacam-se o "Castelo de Bratislava", o "Teatro Nacional Eslovaco", a "Orquestra Filarmônica Eslovaca", além da Catedral de St. Martin.

O centro histórico, onde todos os monumentos supracitados estão localizados, é também de um bom-humor contagiante- nele temos diversas estátuas engraçadas e diferentes, como a de um soldado saindo do bueiro e de um garçom dando boas-vindas com uma cartola.

Uma das interessantes esculturas de Bratislava, no chão.
É interessante também observar o movimento das pessoas nos barezinhos estilos parisienses que são encontrados no centro.

O belo centro histórico de Bratislava.

A capital eslovaca pode ser incluída em um "tour" pelo Leste Europeu, e certamente merece uma visita apropriada, de duas noites (conforme acima recomendado), para curtir um clima contagiante bem diferente do usual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário