quinta-feira, 15 de março de 2012

EMPIRE STATE BUILDING - O EDIFÍCIO MAIS FAMOSO DO MUNDO

Finalmente resolvi escrever algumas palavras sobre o monumento que me motivou a iniciar viagens internacionais, ainda no ano de 1999.

Eis o "Empire State Bulding" (ESB), o edifício do "Estado Império".

Importante deixar registrado que, nos EUA, os estados tem apelidos, e o apelido de Nova Iorque (o Estado) é "Empire State", assim como o de Nova Jérsei é "Garden State" (o "Estado Jardim"), e assim por diante. Daí a inspiração para o nome do magnifício edifício. 

A áurea mítica desse fabuloso exemplo de Art Déco (caracterizada pela simplicidade de estilo em comparação com a "art noveau", mais rebuscada) impulsionou-me a viajar para Nova Iorque. Desde muito jovem, ouvia histórias acerca desse edifício, como, por exemplo, o exagerado número de mortes de operários quando de sua construção (1931), a fama de ter sido o mais alto  do mundo até 1972, quando o título lhe foi tomado pela Torre Norte do World Trade Center (que hoje não existe mais, derrubado por atentado terrorista), a rapidez de sua construção (menos de cinco meses), dentre outras.

A construção do Empire State Bulding, de julho a novembro. CC BY-SA 3.0 Foto: Daniel Ahmad, wikimediacommons.org

O gigante nova-iorquino conta com 381 metros de altura (443 m com a torre) e 102 andares. Existem dois observatórios, nos andares de número 86 e 102. No entanto, só o do 86º andar é utilizado.

Construído no auge da recessão americana, derivada da "Crise de 1929", por muitos anos o prédio foi chamado de "Empty State Building" (vazio), em vez de "Empire", tendo em vista sua pouca ocupação. 

Mister destacar que o fabuloso monumento faz parte do imaginário popular, com presença constante no cinema, em filmes como King Kong (1933), película em que o gorilão, acuado, se pendura no último andar e briga contra aviões e Independence Day (2000), no qual o "ESB" é destruído por alienígenas.

Também impende frisar que todas as noites há um colorido especial no alto do Empire State que vale a pena ver. Algumas iluminações são homenagens, como, por exemplo, a verde, celebrando o St. Patrick´s Day (dias  16-18 de março).

Curiosidade: lá se realiza, todos os anos desde 1978, uma inusitada disputa, a "ESB Run Up", uma corrida subindo toda a escadaria do Empire State . Haja fôlego!

Vale a pena comprar antecipadamente o ingresso pela internet (http://www.esbnyc.com/), já que o edifício é um dos monumentos mais visitados de Nova Iorque. Faça chuva ou faça sol, todos os dias do ano, o observatório está aberto, a um preço de 22 dólares por cada adulto (fonte: site oficial).

Alguns itens são proibidos no ESB: artigos de vidro, esportivos (skates, patins, por exemplo), câmeras profissionais e tripés, bipés e monopés, entre outros. Conferir em: http://www.esbnyc.com/pt/faq.

O Empire State Building está aberto todos os 365 (ou 366) dias do ano, das oito da manhã às duas horas da madrugada (o último elevador sobe às uma e quinze da madrugada). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário