domingo, 11 de março de 2012

A TORRE EIFFEL - ÍCONE DE PARIS

Continuando a descrição pormenorizada de Paris, a "Cidade Luz", vamos falar um pouco da Torre Eiffel, um dos quatro monumentos mais conhecidos da cidade - os outros são o Museu do Louvre, o Arco do Triunfo e a Catedral de Notre Dame.

Todo o esplendor da Torre Eiffel vista do Champ de Mars
O monumento, talvez o marco mais famoso de Paris no mundo, foi construído com a intenção de ser uma estrutura temporária, em homenagem ao centenário da Revolução Francesa, ocorrida no ano de 1889. O projeto de Gustave Eiffel foi o vencedor dentre muitos concorrentes.

Com 324 metros de altura (já foi a estrutura mais alta do mundo, só superada em 1930 pela construção do Chrysler Building em Nova Iorque), a Torre, localizada próxima ao Champ De Mars, tem três níveis para observação da mítica cidade européia. O primeiro nível está a 54 metros do chão; o segundo, a 115 metros; e o último, a 324 metros. Para o último nível, necessário se faz o uso do elevador.  Se o turista escolher visitar por escada a Torre, saiba que são 704 degraus para o percurso completo, até o segundo nível.

Pessoalmente, achei o segundo nível mais interessante para observação. É aquela história - quanto mais alta a estrutura, menos detalhes da cidade são perceptíveis. O segundo nível é o melhor ponto da Torre, sem dúvida.

Na torre, é possível encontrar lojas que vendem souvenirs, além de restaurantes e bares.

Imprescindível chegar cedo, tendo em vista a enorme fila que se forma.

A torre é aberta sete dias por semana, a partir das 9:30 da manhã. De junho a agosto, a partir das 9 horas. Os elevadores também tem horários: 23 horas para o primeiro e o segundo nível; 22 horas e 30 minutos para o terceiro nível. De junho a agosto, talvez pelo maior fluxo de turistas, alarga-se o horário. Para maiores informações, consultar www.eiffel-tower.com/pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário