domingo, 18 de março de 2012

Planeta Diário - Egito: os riscos de se viajar para o país das Pirâmides

O Egito sempre foi um país perigoso para os turistas, afinal, atentados a bomba contra turistas são comuns por lá há anos. Agora, com a "Primavera Árabe" e o estado de confusão que se instalou após a queda de Mubarak, as coisas estão piores.
Ontem, uma notícia veio corroborar essa visão. Segundo o noticiado, duas brasileiras foram feitas reféns de beduínos, os nômades do deserto, perto do Mosteiro de Santa Catarina, que fica na Península do Sinai.
Felizmente, tudo acabou bem.
Mas o assunto merece mais comentários.
Difícil a democracia nesses países, incluindo, além do Egito, Síria, Líbia, Tunísia e outros. São países que vivem sob dois tipos de regime em geral: ou uma ditadura de um único líder (a exemplo de Mubarak, no Egito e Kadhafi, na Líbia) ou sob um regime ditatorial com base na religião.
O momento é de indefinição, já que não há perspectivas, a curto prazo, de uma resolução no impasse gerado pelo governo da Junta Militar.
O "Escalada Planetária" continuará acompanhando o desenrolar dos acontecimentos, já que o Egito é um dos países mais importantes do mundo em matéria turística, com a presença das formidáveis Pirâmides, além dos famosos templos de Luxor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário