segunda-feira, 12 de março de 2012

A CATEDRAL DE NOTRE-DAME - 850 ANOS DE UM MARCO PARISIENSE

Situada na “Ilé de la Cite” em Paris, a Catedral de Notre-Dame, cuja construção foi iniciada no século XII (há exatos 850 anos), é um dos mais conhecidos cartões-postais da capital francesa.

Tal reconhecimento é derivado, notadamente, do clássico de Victor Hugo “O Corcunda de Notre- Dame” (1831). Poucos sabem, mas a verdade é que Victor Hugo escreveu o romance do Corcunda para gerar reconhecimento ao templo e evitar a sua demolição.  A campanha de Hugo foi um sucesso, tendo a famosa catedral gótica sido restaurada ainda no ano de 1845.

A igreja católica romana, famosa por seus gárgulas no topo e por sua exuberante fachada principal (a “ocidental”), foi e continua sendo palco de grandes acontecimentos. Só para citar o mais famoso: a coroação de Napoleão Bonaparte como Imperador, no ano de 1804. Ali também se celebraram muitos funerais de Chefes de Estado.

A dificuldade na visitação faz jus à sua fama mundial. Para entrar na imensa catedral gótica enfrenta-se uma fila gigantesca. O barulho dentro do templo por vezes incomoda, sendo que muitos missionários insistentemente pedem silêncio aos visitantes, mais interessados em conhecer o interior que propriamente orar e agradecer a Deus pela vida.

Existe ainda a possibilidade de se subir ao topo da igreja, para se ter uma impressionante vista da Cidade Luz e de seu rio Sena. O site oficial da igreja recomenda que a pessoa esteja em boa forma, já que não há elevador e são 387 degraus até o topo.

Notre-Dame é monumento mundial reconhecido pela UNESCO.

O site oficial da Catedral é : www.cathedraledeparis.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário