O mundo tem inúmeros sítios arqueológicos que são famosos e dão a dimensão de como as civilizações do passado foram engenhosas e ricas culturalmente. Assim, temos sítios que representam várias civilizações importantes, como Angkor Wat (Camboja, Kmer Vermelho), Machu Picchu (Peru, Inca), Tikal (Guatemala, Maia), entre outros. Há também sítios arqueológicos menos conhecidos, mas não menos ricos culturalmente. Nesse âmbito menos conhecido, destaca-se Pafos, localizado no Chipre.
O Odeon de Pafos. Foto: Paul Lakin. CC BY SA 3.0 In: WC |
Pafos ajuda a entender o modo de vida de povos bem antigos, eis que surgiu ainda antes de Cristo, havendo notícia de ocupação humana no Neolítico (Pré-História).
O local tem nítida presença de cultura grega, notadamente a mitologia, sendo um lugar de culto de Afrodite. Antes, vale dizer, eram cultuadas deusas da fertilidade pré-helenísticas, notadamente mesopotâmicas e fenícias, a exemplo de Ishtar (mesopotâmica) e Astarde (Fenícia).
O sítio arqueológico é dividido em duas partes: Kato Paphos e Kouklia. Kato Paphos inclui os restos da antiga Nea Paphos (a cidade sagrada de Afrodite) e as Tumbas dos Reis. Já a vila de Kouklia inclui os restos do Templo de Afrodite (Santuário de Afrodite) e Palaepaphos (Velha Paphos).
Paphos é considerado um sítio de importância cultural justamente pelo fato de estar relacionado ao culto de Afrodite (Vênus era sua equivalente romana), a Deusa do Amor, que, sob a influência dos poemas de Homero, tornou-se o ideal de beleza e amor, inspirando poetas e escritores durante toda a história da humanidade.
Uma curiosidade: pela mitologia, Afrodite teria nascido em Pafos, o que lhe garantiu um apelido ligado ao nome atual do país - "Cípria". Pafos foi o principal local de culto da deusa do amor e é esse valor que fez com que o sítio arqueológico ganhasse importante projeção turística internacional.
O destaque de Pafos, além do bem conservado Odeon (foto acima), são seus lindos mosaicos, considerados entre os mais belos do mundo.
Mosaico. Pafos (Paphos). Foto de Arnold Schott. In: WC |
Mosaico. Pafos (Paphos). Foto de Arnold Schott. In: WC |
É, desde 1980, "Patrimônio Mundial Cultural" pela UNESCO.
Postagem extraordinária !!!
ResponderExcluirSítios arqueológicos são tesouros !!!
A arte em mosaico é fantástica !!!
Parabéns !!!