domingo, 12 de abril de 2020

LUGARES ESPETACULARES - MBANZA KONGO, ANGOLA

Vamos voltar no tempo, mais precisamente a partir do século XIV. A partir dessa data histórica surge, no sul da África, o Reino do Congo, que perdura até o século XIX. Um dos vestígios mais significativos dessa cultura é Mbanza Kongo, antiga capital daquele reino  e hoje sítio arqueológico localizado em Angola, patrimônio cultural da humanidade desde 2017.

O Reino do Congo foi descoberto pelos portugueses em 1483, por obra do explorador Diogo Cão, que ali aportou na foz do rio Congo. Houve influência decisiva do reino Português para que as práticas religiosas do Congo passassem a ser majoritariamente católicas (antes, havia naquele local religião tradicional africana). 

A descoberta do Reino do Congo pelos portugueses foi fundamental para a colonização de Angola. E mais. A partir do início da colonização, Portugal funda cidades como Luanda (1575) e Benguela (1617), que se tornaram  bases para o comércio de escravos.  

Batalhas fizeram com que o Reino do Congo fosse perdendo paulatinamente a sua independência, até se tornar estado vassalo de Portugal. O último dos 48 monarcas do Congo, Pedro VII, já era um rei de um estado vassalo. 

D.Pedro VII, Rei do Congo e sua rainha Elizabeth.

Relevante mencionar também que o Reino do Congo tinha uma abrangência significativa, sendo dividido pelas potências colonialistas, ou seja, não só Portugal teve acesso a essas terras. Assim, a dilaceração do Reino do Congo se deu em três partes: África Equatorial Francesa (que hoje são quatro estados, a saber, Congo, Gabão, República Centro-Africana e Chade, todas possessões francesas à época do colonialismo), Congo Belga (que já foi Zaire e hoje é República Democrática do Congo, circo de horrores do rei belga Leopoldo durante o colonialismo e depois de Mobutu a partir de 1971) e Angola. Portugal, vale dizer, manteve o domínio sobre Angola e, principalmente, sobre Mbanza Kongo, então chamada pelos portugueses de São Salvador do Congo. 

Angola, importante destacar, só conseguiu se tornar independente de Portugal em 1975. Hoje o cristianismo domina a cena religiosa - 93 por cento da população - sendo a maioria de católicos (cerca de 60 por cento). A língua oficial é o português, existindo várias línguas regionais, nas quais inclui-se o congo e o umbundu. 

É um país com história de muitas lutas, mas com significativa mancha decorrente de um colonialismo europeu exacerbado, com tristes episódios, como a escravidão, por exemplo.

Assim declarou a UNESCO, quando da concessão do título de Patrimônio Cultural da Humanidade à Mbanza Kongo, sem adentrar no terreno pantanoso do colonialismo:

"A cidade de Mbanza Kongo, situado num platô a 570 metros de altitude, era a capital política e espiritual do Reino do Kongo, um dos maiores estados constituídos na África Austral dos séculos 14 a 19. A área histórica cresceu em torno da residência real, da corte costumeira e da árvore sagrada, além dos locais fúnebres reais. Quando os portugueses chegaram no século 15, acrescentaram edifícios de pedra construídos de acordo com os métodos europeus à aglomeração urbana existente,  construída com materiais legais. Mbanza Kongo ilustra, mais do que em qualquer lugar da África Subsaariana, as profundas mudanças causadas pela introdução do cristianismo e pela chegada dos portugueses à África Central". (Tradução para o português do autor do presente post, referente ao texto contido no link https://whc.unesco.org/en/list/1511).
 
Ruínas da Catedral de São Salvador do Congo. CC BY-SA 3.0 In: WC.

Um comentário:

  1. Sítios arqueológicos são, sempre, fascinantes, já que guardam histórias incríveis !!!
    Parabéns pela brilhante postagem.

    ResponderExcluir