segunda-feira, 13 de abril de 2020

LUGARES ESPETACULARES - MOSTEIRO DE RILA, BULGÁRIA

A Bulgária tem como principal religião o cristianismo ortodoxo - mais de oitenta por cento da população pertence à igreja ortodoxa. E um dos maiores símbolos da religião ortodoxa no país é justamente o Mosteiro de Rila, uma das maiores atrações turísticas daquele país.

O mosteiro foi fundado por São João de Rila, antes Ivan Rislki (876-946), que hoje é santo tanto na Igreja Ortodoxa quanto na Igreja Católica, o que comprova a riqueza espiritual de sua vida baseada em jejuns e privações. João permaneceu grande parte de sua vida em uma caverna da região montanhosa do mosteiro, tornou-se popular e hoje é o padroeiro da Bulgária.  Fez vários milagres e por isso é venerado como santo. 

O Mosteiro de Rila nas montanhas. Foto: Peter Dlouhý. Em: WC. CC BY-SA 3.0

O complexo é grande - são 8.800 metros quadrados, a uma altitude de 1.147 metros. Há no complexo 300 celas onde os monges dormem, distribuídas em quatro andares.

Sofia fica a 120 km. Assim, é possível fazer um passeio bate e volta para o local, conhecendo-se o interior  e as suas duas atrações principais - a Torre Hreliov e a Igreja da Natividade da Virgem. 

A Torre Hreliov, belíssima, foi criada ainda na idade média, entre 1334 e 1335, sendo a única estrutura que não sofreu danos com o incêndio que atingiu o local no início do século XIX.

Torre Hreliov. Rila. Foto: Mark Ahsmann. In: WC. CC BY SA 4.0.

Por sua vez, a Igreja da Natividade da Virgem foi construída após o incêndio, em 1834-1837. Com muitos afrescos, altares e capelas, agrada em cheio os turistas que a visitam. 

Igreja. Mosteiro de Rila. Foto: Octavioyuna. In: WC. CC BY-SA 4.0.


Uma curiosidade: é possível até se hospedar no Mosteiro de Rila, mas um aviso: não há comida no local e só abre com a luz solar. 

O fabuloso Mosteiro de Rila é Patrimônio Mundial Cultural pela UNESCO desde 1983. 

Um comentário:

  1. Mosteiro maravilhoso !
    Localização incrível ...
    Interessante a possibilidade de hospedagem, em que pese não haver comida !
    Um abraço !

    ResponderExcluir