domingo, 28 de junho de 2020

LUGARES ESPETACULARES - BYBLOS, LÍBANO

A Fenícia possuía muitas Cidades-Estados de grande importância - Byblos é, indiscutivelmente, uma das mais relevantes. Byblos destaca-se em três pontos: é o mais antigo porto comercial da Fenícia; difundiu o papiro (planta da família das ciperáceas) como material de escrita; e, finalmente, como mais importante centro de difusão do alfabeto fenício que serviu de fonte para a constituição de outros alfabetos, como o grego, o latino, o aramaico e o russo. 

Alfabeto Fenício descoberto em Byblos.

Em 1984 a UNESCO declarou Byblos como Patrimônio Mundial Cultural da Humanidade. Tal fato se deu tendo em vista que Byblos é um centro com muita história, não só a fenícia, mas também com influências persas, romanas, bizantinas, medieval e otomana. 

Um castelo do século XII, medieval portanto, é a principal atração das ruínas de Byblos. Há, ainda, a Catedral de São João e a Tumba de São Charbel. 

Castelo de Byblos. In: WC. CC BY-SA 3.0
A proximidade do mar é que deu a vocação principal da cidade: ser um importante porto comercial da Fenícia, o que se traduz, nos tempos atuais, em um contraste entre as ruínas e o Mediterrâneo.

Byblos e o mar, indissociáveis.
Algumas curiosidades aumentam o interesse para quem visita Byblos: primeiro, a cidade de Byblos é considerada uma das mais antigas do mundo (talvez superada apenas por Jericó, nos Territórios Palestinos), sendo habitada, de maneira ininterrupta, por mais de cinco mil anos - portanto, antes mesmo do alvorecer da civilização fenícia que lhe deu a fama inicial.; o nome Byblos vem do grego "pergaminho", "papiro" ou "livro", sendo  a palavra que deu origem também ao termo Bíblia. 

Todos os roteiros turísticos do Líbano contemplam Byblos.

Um comentário:

  1. Muito, muito interessante !
    Um roteiro que vale a pena ser pensado ...
    Sem dúvida, Byblos faz jus à declaração da UNESCO !!!
    Mari

    ResponderExcluir