A Fenícia possuía muitas Cidades-Estados de grande importância - Byblos é, indiscutivelmente, uma das mais relevantes. Byblos destaca-se em três pontos: é o mais antigo porto comercial da Fenícia; difundiu o papiro (planta da família das ciperáceas) como material de escrita; e, finalmente, como mais importante centro de difusão do alfabeto fenício que serviu de fonte para a constituição de outros alfabetos, como o grego, o latino, o aramaico e o russo.
Alfabeto Fenício descoberto em Byblos. |
Em 1984 a UNESCO declarou Byblos como Patrimônio Mundial Cultural da Humanidade. Tal fato se deu tendo em vista que Byblos é um centro com muita história, não só a fenícia, mas também com influências persas, romanas, bizantinas, medieval e otomana.
Um castelo do século XII, medieval portanto, é a principal atração das ruínas de Byblos. Há, ainda, a Catedral de São João e a Tumba de São Charbel.
Castelo de Byblos. In: WC. CC BY-SA 3.0 |
A proximidade do mar é que deu a vocação principal da cidade: ser um importante porto comercial da Fenícia, o que se traduz, nos tempos atuais, em um contraste entre as ruínas e o Mediterrâneo.
Byblos e o mar, indissociáveis. |
Algumas curiosidades aumentam o interesse para quem visita Byblos: primeiro, a cidade de Byblos é considerada uma das mais antigas do mundo (talvez superada apenas por Jericó, nos Territórios Palestinos), sendo habitada, de maneira ininterrupta, por mais de cinco mil anos - portanto, antes mesmo do alvorecer da civilização fenícia que lhe deu a fama inicial.; o nome Byblos vem do grego "pergaminho", "papiro" ou "livro", sendo a palavra que deu origem também ao termo Bíblia.
Todos os roteiros turísticos do Líbano contemplam Byblos.