A Alemanha é um país encantador. Uma das cidades mais belas que vi na Europa é, sem dúvida, Dresden, a capital da Saxônia (leste da Alemanha), conhecida também como a "Florença do Elba".
A cidade de Dresden tem muitos encantos. |
Dresden está localizada próxima à fronteira com a República Tcheca, tendo uma população estimada em 520.000 (quinhentos e vinte mil) habitantes. Fica junto ao rio Elba, que corre até a República Checa. Rio, aliás, que divide a cidade em duas: a "Cidade Velha" ("Altstadt"), onde se encontram as maiores atrações turísticas e a "Cidade Nova" ("Neustadt"), o local das agitações noturnas e do cenário gastronômico.
Considerada uma das cidades mais bonitas do mundo no século XIX e início do século XX, Dresden teve sua reputação manchada pelo bombardeio aliado de 13 de fevereiro de 1945, no fim da Segunda Grande Guerra. Nesse dia, a linda capital da Saxônia viveu o seu dia de horror, com todo o seu centro histórico sendo completamente destruído, além do saldo de mais de 25.000 (vinte e cinco mil) mortos. Foi um dos piores bombardeios aéreos da história da humanidade e um dos maiores crimes de guerra contra uma população civil já registrado.
Hoje, a cidade está novamente revitalizada e é, seguramente, um passeio para duas ou três noites.
Destacam-se vários pontos turísticos. Separamos alguns, de vista ou visita obrigatória:
- "Dresden Freunkirche": igreja protestante (luterana). Foi destruída pelo bombardeio aliado e reconstruída - as obras terminaram apenas em 2005.
Dentro da Freuenkirche, em Dresden. |
- "Hofkirche": igreja católica, em meio a uma população predominantemente protestante, é a catedral da diocese de Dresden-Meissen. Maior igreja da Saxônia, a Hofkirche foi construída entre os anos de 1739 e 1755, tendo como destaque um órgão Silbermann.
A bela Hofkirche, em um cenário fantástico. |
- Semperoper: Fabuloso edifício, grande exemplo de arquitetura neorenascentista da cidade. É possível assistir óperas nesse local.
Semperoper. Dresden. |
- Furstenzug: É um fantástico mural de porcelana. Conta a história da Saxônia, região da Alemanha cuja capital é Dresden, entre os anos de 1123 a 1904. Tem 102 metros de comprimento e é coberto com 24 mil azulejo. Chamado carinhosamente de "Procissão dos Reis", pois evoca os reinados históricos.
O belíssimo "Furstenzug". |
- "Zwinger": palácio construído em estilo barroco, hoje sede de importantes galerias de arte e shows ao ar livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário