Vamos começar nossa viagem pelas fabulosas terras turcas.
Primeiro, vamos falar da antiga Bizâncio, depois Constantinopla, enfim, a maior cidade turca - "Istambul".
Istambul, sem dúvida, é um lugar único. Muita gente, muitos carros, muitos sítios históricos (são cerca de sessenta lugares importantes), tudo elevado à máxima potência. Aos sábados, a cidade fica impossível.
Agora, pergunta-se: será que valeu a pena juntar tanta gente numa cidade que deveria se notabilizar pela história e cultura - Istambul, como dissemos alhures, é a antiga Bizâncio, depois Constantinopla. Acredito que a histórica capital do "Império Romano do Oriente" perdeu muito de sua beleza e singularidade com tanta gente reunida - a cidade cresce trezentos mil habitantes por ano!!! Um absurdo que a levará, breve, breve, ao posto de cidade mais populosa do mundo.
Mas, ainda assim , Istambul é fantástica. Tem Hagia Sophia (o imponente museu da era bizantina), o fantástico Palácio de Topkapi (dos sultões), a Mesquita Azul (que fica em frente à Hagia Sophia, compondo um lindo cenário com uma praça no meio delas - Sultanahmet), com seus seis minaretes. Tudo isso é cultura em grau elevado!
Istambul é a cidade mais importante da Turquia, com um pé na Europa, outro na Ásia. Interessante que, quando de nossa visita à histórica cidade, estava ocorrendo a única maratona do mundo onde se pisa em dois continentes: a maratona da Eurásia.
Sem dúvida, o melhor passeio de Istambul é o que perfaz o estreito do Bósforo, em forma de cruzeiro, único local da terra em que se vê, de um lado, a Europa, e de outro, a Ásia. O cruzeiro é magnífico, observamos construções grandiosas e belas, mesquitas, palácios, etc. Vale a pena.
Outras atrações interessantes de Istambul, que merecem uma conferida: hipódromo de Constatinopla e Igreja de Chora. Lugares incríveis.
O Hipódromo era um gigantesco estádio existente em Constantinopla, construído por Sétimo Severo no século III depois de Cristo. Hoje restou apenas o "Obelisco Egípcio", que originalmente pertencia à Luxor e foi trazida para a cidade turca pelo Imperador Constantino. Ao lado do "Obelisco", existe ainda a "Coluna de Serpentina".
A Igreja de "São Sebastião in Chora", construída no século XI, é uma maravilha da arquitetura bizantina. O teto da cúpula é uma preciosidade - representa um mosaico de Jesus Cristo e vários de seus antepassados. Uma das visões mais lindas da cidade turca, sem duvida. Curiosidade: "in chora" significa "no interior".
Mas, voltando a um monumento já citado, nada se compara ao Palácio de Topkapi. É, sem dúvida, o local histórico mais incrível de Istambul, com a riquíssima coleção dos sultões, incluindo uma gema magnífica de diamante. Vale a pena conferir as preciosidades de Topkapi.
Enfim, há muito para se ver e fazer em Istambul, hoje a quinta maior cidade do mundo - mais de treze milhões de habitantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário