sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

ISTAMBUL, ANTIGA CONSTANTINOPLA!

Vamos começar nossa viagem pelas fabulosas terras turcas.

Primeiro, vamos falar da antiga Bizâncio, depois Constantinopla, enfim, a maior cidade turca - "Istambul".

Istambul, sem dúvida, é um lugar único. Muita gente, muitos carros, muitos sítios históricos (são cerca de sessenta lugares importantes), tudo elevado à máxima potência. Aos sábados, a cidade fica impossível.

Agora, pergunta-se: será que valeu a pena juntar tanta gente numa cidade que deveria se notabilizar pela história e cultura - Istambul, como dissemos alhures, é a antiga Bizâncio, depois Constantinopla. Acredito que a histórica capital do "Império Romano do Oriente" perdeu muito de sua beleza e singularidade com tanta gente reunida - a cidade cresce trezentos mil habitantes por ano!!! Um absurdo que a levará, breve, breve, ao posto de cidade mais populosa do mundo.

Mas, ainda assim , Istambul é fantástica. Tem Hagia Sophia (o imponente museu da era bizantina), o fantástico Palácio de Topkapi (dos sultões), a Mesquita Azul (que fica em frente à Hagia Sophia, compondo um lindo cenário com uma praça no meio delas - Sultanahmet), com seus seis minaretes. Tudo isso é cultura em grau elevado!

Istambul é a cidade mais importante da Turquia, com um pé na Europa, outro na Ásia. Interessante que, quando de nossa visita à histórica cidade, estava ocorrendo a única maratona do mundo onde se pisa em dois continentes: a maratona da Eurásia.

Sem dúvida, o melhor passeio de Istambul é o que perfaz o estreito do Bósforo, em forma de cruzeiro, único local da terra em que se vê, de um lado, a Europa, e de outro, a Ásia. O cruzeiro é magnífico, observamos construções grandiosas e belas, mesquitas, palácios, etc. Vale a pena.

Agora, outra grande pedida de Istambul é o fabuloso "Spice Bazaar" ("Misir Çarçisi" ou, em bom português, "Mercado das Especiarias"). Sinceramente, é bem melhor que o mais famoso "Grande Bazar". Lá não se tem a terrível experiência de se ver molestado por vendedores ávidos por lucro, como existe no Kapaliçarsi. Além disso, é estupendo ver todas aquelas especiarias e experimentar aquela quantidade incrível de castanhas e similares. Simplesmente cinco estrelas.

Outras atrações interessantes de Istambul, que merecem uma conferida: hipódromo de Constatinopla e Igreja de Chora. Lugares incríveis.

O Hipódromo era um gigantesco estádio existente em Constantinopla, construído por Sétimo Severo no século III depois de Cristo. Hoje restou apenas o "Obelisco Egípcio", que originalmente pertencia à Luxor e foi trazida para a cidade turca pelo Imperador Constantino. Ao lado do "Obelisco", existe ainda a "Coluna de Serpentina".

A Igreja de "São Sebastião in Chora", construída no século XI, é uma maravilha da arquitetura bizantina. O teto da cúpula é uma preciosidade - representa um mosaico de Jesus Cristo e vários de seus antepassados. Uma das visões mais lindas da cidade turca, sem duvida. Curiosidade: "in chora" significa "no interior".

Mas, voltando a um monumento já citado, nada se compara ao Palácio de Topkapi. É, sem dúvida, o local histórico mais incrível de Istambul, com a riquíssima coleção dos sultões, incluindo uma gema magnífica de diamante. Vale a pena conferir as preciosidades de Topkapi.

Enfim, há muito para se ver e fazer em Istambul, hoje a quinta maior cidade do mundo - mais de treze milhões de habitantes.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

UMA VISÃO GERAL DA TURQUIA

Vamos falar agora um pouquinho da Turquia (em turco, Türkiye). Esse país interessante e exótico que agora começa a ser descoberto pelos brasileiros.

A bandeira turca. A lua e a estrela são símbolos do Islã.

Primeiramente, é de se mencionar que a Turquia é um país de maioria muçulmana (99% da população); no entanto, isso não impede uma convivência pacífica com outras etnias ou culturas. A capital do país é Ancara (pronuncia-se "Âncara") e as principais cidades, além da capital, são Istambul (a maior) e Izmir (próxima à Efeso, a terceira em população).

Na verdade, a Turquia é um país muito parecido com o Brasil, economicamente falando. Nas maiores cidades (Istambul, Izmir), observa-se a existência de muitos bolsões de pobreza, parecidas com as favelas brasileiras. Outra semelhança é o jeitinho turco, que se expressa notadamente em lugares como o "Grande Bazar" (Kapaliçarsi), onde os nativos tentam a todo custo empurrar bugigangas a preços elevados. Apesar da maioria muçulmana, nas grandes cidades, como Istambul e Izmir, observa-se muita agitação, bares, boates e os tradicionais shopping-centers.

No campo futebolístico, três times se destacam: o Fenerbace, o Galatasaray e o Besiktas. O grande clássico do futebol turco é Fenerbace vs Galatasaray, sendo o Besiktas considerado terceira força. Todos os três times tem sua base em Istambul. Apesar de se auto intitular o maior time turco, o Fenerbahce nunca venceu um campeonato europeu, ao contrário do Galatasaray, este campeão da UEFA em 2000 e da Supercopa Européia no mesmo ano. Fundado em 1903, o Besiktas é o mais antigo dos três, sendo seguido pelo Galatasaray (1905) e pelo Fenerbahce (1907). Em matéria de títulos, temos empate entre Fenerbahce e Galatasaray, cada um com 17 conquistas, seguidos pelo Besiktas com 13 (dados até a temporada atual 2010-11).

Economicamente, seu IDH aproxima-se muito do Brasil, assim como dados de renda per capita e esperança de vida.

A população do país gira em torno de 75 milhões de habitantes.

O grande herói dos turcos, reverenciado por uma estátua em cada cidade, é Mustafa Kemal Atatürk. Foi ele o responsável pela proclamação da República Turca em 1923, sendo também o primeiro presidente.

Passemos agora a esmiuçar cada uma das regiões turcas, em uma série de "posts".

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ROMA - O TOP TEN DA CIDADE ETERNA

Cidade mais importante da humanidade por muito tempo, Roma fascina por tudo de bom que a Itália tem - história e cultura. Vamos ao "top ten" da "cidade eterna" (importante: sem considerar o Vaticano):

1. Coliseu de Roma - Podem falar o que quiserem - existem melhores e menos visitados (leia-se, com menos multidões), mas o Coliseu é o Coliseu, e ponto. Nenhum ponto turístico é mais emblemático no mundo. Fundado nos idos de 80 d.C, nas eras Tito-Vespasiano, o fantástico local ainda fascina multidões do mundo inteiro.

2. Fórum Romano - Se o Coliseu fascina, o Fórum Romano se impõe como  um conjunto de ruínas fantástico. Vale a visita.

3. Palatino - O lugar das antigas mansões dos imperadores - Calígula é um deles - é bastante interessante de se visitar. Ali se iniciou Roma.

4. Galleria & Museo Borghese - O que há de melhor em matéria de museus em Roma (a exceção, é claro, dos museus Vaticanos). A galeria se impõe com obras como de Caravaggio e Bernini.

5. Fontana de Trevi - Pode ser programa de índio ir lá qualquer hora do dia que não seja as sete da manhã. Mas a fonte eternizada por Anita Ekberg em "La Dolce Vita" merece realmente uma visita. Além do mais, ir a Roma e não jogar a moedinha na Fontana é como não  ir a Roma!

6. Trastevere - Sem dúvida, o bairro típico mais charmoso e interessante de Roma. O espírito das ruelas de Roma encanta nesse pedacinho maravilhoso de Itália. E vale a visita a uma de suas "cantinas".

7. Termas de Caracalla - As antigas ruínas das Termas construídas por Caracalla são, sem dúvida, o lugar mais belo de Roma. A natureza se interage perfeitamente com as ruínas!

8. Roseto Municipal - Na linha de lugares surpreendentes, um se destaca e parece agradar demais as mulheres: um verdadeiro museu a céu aberto de rosas, de todos os tipos e de todos os lugares do mundo.

9. Igrejas de Roma - Gesú, San Pietro em Vincoli (onde está Moisés, de Michelângelo), Santa Maria Maggiore, Laterano, Extra Muros - são tantas e tantas igrejas que precisaríamos de um mês para percorrer todas!

10. Piazza Navona - A praça mais linda de Roma! Ali está a bandeira brasileira na embaixada de nosso país na Cidade Eterna.