quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A CAPELA SISTINA, OBRA MÁXIMA DE MICHELÂNGELO

Talvez a maior e mais concorrida atração do Vaticano seja a fabulosa "Capela Sistina", localizada dentro dos "Museus Vaticanos". O nome Sistina tem como inspiração o Papa Sisto VI, que restaurou ainda no século XV uma antiga capela que havia no lugar.

Por Antoine Taveneaux, CC BY-SA 3.0, Wikimedia Commons.

Com o ingresso para os Museus, e após uma fila interminável, você terá, como última visita, justamente a Capela Sistina. A visita aos "Museus" é em sentido único, já que é impossível voltar devido às multidões (notadamente a de japoneses- como tem japonês turista, meu Deus!). Isso quer dizer que se a pessoa fizer o caminho dentro dos Museus sem entrar em qualquer sala, na ânsia de ver a Capela Sitina, perde a oportunidade de ver outras riquezas. Mas dessas outras riquezas trataremos em uma próxima jornada.

Voltando ao tema "Capela Sistina", interessante destacar que se trata do lugar onde os cardeais se reúnem em conclave, cujo objetivo é a eleição de um novo papa. Na ocasião da reunião dos cardeais, a portas fechadas ("con/clave") uma chaminé é instalada no teto da capela - caso a fumaça brança apareça, é sinal de que o papa foi eleito. "Habemus Papa".

Fora essa curiosidade histórica, e atual também, é interessante descrever a bela capela em seus aspectos artísticos essenciais.

Primeiramente, sua arquitetura e decoração foram feitas por artistas renascentistas, a exemplo de Michelângelo, Sandro Botticelli e Pietro Perugino.

O principal atrativo da maravilha é justamente o teto pintado por Michelângelo entre 1508 e 1512.

Vale destacar acerca do teto da Sistina  os afrescos representativos de histórias biblícas, a exemplo da "Criação de Adão", "Criação de Eva", "A Criação do Sol, da Lua e da Terra", "A Tentação e a Expulsão", "A Separação da Terra e da Água", "A Separação da Luz da Escuridão", dentre outros.

No altar, destaque para a pintura "O Juízo Final", de Michelângelo, considerada por muitos o auge da genialidade do mestre italiano. Nela, o mestre retrata as almas dos mortos se elevando para o enfrentamento da ira de Deus.

Lado outro, as paredes laterais apresentam pinturas de renomados artistas, o mais conhecido deles Botticelli. Nelas, observa-se fatos marcantes da vida de Jesus Cristo e Moisés.

Enfim, trata-se de um dos expoentes turísticos da Itália, e porque não, do mundo, valendo a visitação para contemplar tanta beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário