terça-feira, 21 de dezembro de 2010

UMA VISÃO GERAL DA TURQUIA

Vamos falar agora um pouquinho da Turquia (em turco, Türkiye). Esse país interessante e exótico que agora começa a ser descoberto pelos brasileiros.

A bandeira turca. A lua e a estrela são símbolos do Islã.

Primeiramente, é de se mencionar que a Turquia é um país de maioria muçulmana (99% da população); no entanto, isso não impede uma convivência pacífica com outras etnias ou culturas. A capital do país é Ancara (pronuncia-se "Âncara") e as principais cidades, além da capital, são Istambul (a maior) e Izmir (próxima à Efeso, a terceira em população).

Na verdade, a Turquia é um país muito parecido com o Brasil, economicamente falando. Nas maiores cidades (Istambul, Izmir), observa-se a existência de muitos bolsões de pobreza, parecidas com as favelas brasileiras. Outra semelhança é o jeitinho turco, que se expressa notadamente em lugares como o "Grande Bazar" (Kapaliçarsi), onde os nativos tentam a todo custo empurrar bugigangas a preços elevados. Apesar da maioria muçulmana, nas grandes cidades, como Istambul e Izmir, observa-se muita agitação, bares, boates e os tradicionais shopping-centers.

No campo futebolístico, três times se destacam: o Fenerbace, o Galatasaray e o Besiktas. O grande clássico do futebol turco é Fenerbace vs Galatasaray, sendo o Besiktas considerado terceira força. Todos os três times tem sua base em Istambul. Apesar de se auto intitular o maior time turco, o Fenerbahce nunca venceu um campeonato europeu, ao contrário do Galatasaray, este campeão da UEFA em 2000 e da Supercopa Européia no mesmo ano. Fundado em 1903, o Besiktas é o mais antigo dos três, sendo seguido pelo Galatasaray (1905) e pelo Fenerbahce (1907). Em matéria de títulos, temos empate entre Fenerbahce e Galatasaray, cada um com 17 conquistas, seguidos pelo Besiktas com 13 (dados até a temporada atual 2010-11).

Economicamente, seu IDH aproxima-se muito do Brasil, assim como dados de renda per capita e esperança de vida.

A população do país gira em torno de 75 milhões de habitantes.

O grande herói dos turcos, reverenciado por uma estátua em cada cidade, é Mustafa Kemal Atatürk. Foi ele o responsável pela proclamação da República Turca em 1923, sendo também o primeiro presidente.

Passemos agora a esmiuçar cada uma das regiões turcas, em uma série de "posts".

Nenhum comentário:

Postar um comentário