Muitas vezes considerada um dos berços da humanidade, a África possui sítios arqueológicos excepcionais; entre eles destaca-se, sem dúvida, as Colinas de Tsodilo, localizadas na região norte de Botsuana.
Botsuana foi um antigo protetorado britânico, com o nome de Bechuanalândia. Após a sua independência, em setembro de 1966, adotou o nome atual. É um país sem acesso ao mar, o maior produtor de diamante do mundo e dominado em grande parte pelo deserto de Kalahari. A capital e cidade mais populosa é Gaborone; a densidade populacional (que é a relação entre o número absoluto de habitantes e a área ocupada) é uma das menores do mundo.
Tsodilo é um dos maiores sítios de arte rupestre do mundo. Já foi chamada de "Louvre da África", dada a significativa importância cultural da área. São cerca de 4.500 pinturas, preservadas em uma área de apenas 10Km quadrados.
O sítio arqueológico nos apresenta um testemunho das atividades humanas e das modificações climáticas ocorridas nos últimos 100.000 anos.
Tsodilo é patrimônio cultural pela Unesco desde 2001.
Pintura rupestre em Tsodilo, Botsuana. Foto de Oliver Vass. In: WC. SS BY S-A 3.0 |
Dois rinocerontes representados em Tsodilo. Foto de Oliver Vass. In: wc |
Arte rupestre fantástica, cujas pinturas mostram-se, de fato, muito bem conservadas!!!
ResponderExcluirPostagem extraordinária!!!
Parabéns, Carlos!!!