domingo, 28 de julho de 2019

CIDADES ESPETACULARES - SAMARCANDA, UZBEQUISTÃO

O nome Uzbequistão soa um tanto exótico para os brasileiros. E é realmente um país bem distante da nossa realidade. Localizado na Ásia Central, essa república de cúpulas azuis já foi parte da União Soviética e é país independente desde 1991. A capital, Tashkent, ainda tem traços dos tempos comunistas, mas é uma série de cidades no interior do país é que dão fama ao local - Khiva, Bukhara e, sobretudo, Samarcanda (Samarqand, em uzbeque). 

Samarcanda, cidade com localização estratégica na antiga "Rota da Seda",  tem importância histórica e cultural inestimável. É patrimônio mundial cultural da UNESCO sob o singelo, porém marcante, nome de "Samarcanda - Cruzamento de Culturas".   Além dos soviéticos, por ali estiveram também Alexandre, o Grande, os mongóis, árabes,  mas, sobretudo, Tamerlão, o fundador e líder do "Império Timúrida", que, além de muitas conquistas, consolidou o islamismo e deixou a cidade de Samarcanda como herança de arte com sua belíssima arquitetura.

Praça Registan, Samarcanda. Por Ekrem Canli - Own work, CC BY-SA 3.0,WC 
Os pontos principais da cidade são: a Praça Registan, antigo centro comercial na era da rota da seda; o complexo de Shah-I-Zinda, formado por 11 mausoléus, entre eles o do primo de Maomé, Kusam Ibn Abbas, que difundiu o islã na região no século VII d.C; a Mesquita Bibi-Khanun, que possui um grande Corão de mármore e já foi a maior do mundo, até um grande terremoto lhe causar imensos danos em 1897; Gur Emir, que é o túmulo de Tamerlão (Timur); e o Observatório de Ulugh Beg, o primeiro do oriente. Há ainda outros mausoléus na cidade. 



Mesquita Bibi-Khanum, em Samarcanda. By Bobyrr - Own work, CC BY-SA 4.0, WC

Gur Emir, o túmulo de Tamerlão em Samarcanda. By Jean-Pierre Dalbéra CC BY 2.0, WC

Mausoléu de Bibi Khanum. By Doris Antony, Berlin - Own work, CC BY-SA 3.0, WC

Complexo de Shah-i-Zinda. Foto de Aleksandr Zykov, CC BY-SA 2.0, WC.
Observatório de Ulugh Beg, Samarcanda. Foto de Michel Benoist , CC BY 2.5, WC

Um comentário:

  1. Boa noite, Carlos !
    Obrigada, por me apresentar Samarcanda !
    Sua história e sua arquitetura impressionante me encantaram !
    Postagem maravilhosa e enriquecedora !!!
    Aliás, como maravilhosas e enriquecedoras são todas as suas postagens ...
    Seu Blog é, igualmente, espetacular e muito me orgulha visitá-lo assiduamente.
    Um abraço, da
    Mari

    ResponderExcluir