Atenas, a capital da Grécia, tem milênios de história. Berço da civilização europeia, Atenas já era ocupada 5 mil anos antes de Cristo e ali estiveram presentes vozes e pensamentos filosóficos ilustres, como Sócrates (o fundador da filosofia ocidental), Platão (autor de "A República", "Apologia de Sócrates", "O Banquete", entre outras) e Aristóteles (autor de "Ética a Nicômaco", "Política", entre outras).
A Acrópole (acro, alto e polis, cidade, então "cidade alta") é literalmente o "ponto alto" de qualquer visita à capital da Grécia. Nela se destacam o Pártenon, o Teatro de Dionísio, o Templo de Atena Nike, o Teatro de Herodes Ático e o Pórtico das Cariátides.
Mas vamos aos monumentos e pontos principais da visita.
O Pártenon, templo dedicado à deusa Atena (deusa da civilização, das artes, da sabedoria, da justiça e da habilidade) situado na Acrópole, tem 2.500 anos de existência. Construído por Péricles, o monumento representa a exaltação da grandiosidade cultural e política grega. O nome "Partenon" quer dizer "morada da virgem" e foi dedicado à deusa Atenas Partenos, que simboliza o poder e o prestígio da cidade. Tinha dois objetivos - ser a morada da estátua de Atenas, encomendada por Péricles e servir também como tesouro público. A sua construção terminou precisamente em 438 a.C, com a finalidade de ser sede do Grande Festival Panatenaico de 435 a.C.
Em minha modesta opinião, o segundo local mais interessante da Acrópole é o Teatro de Herodes Ático. Aliás, o teatro tem origem na Grécia: diferentemente do anfiteatro romano, o teatro grego tem o palco e a sua frente o público; o anfiteatro é circular. O Odeon de Herodes Ático foi construído em 161 a.C, pelo romano Herodes Atico, escavado entre 1857 e 1858, sendo restaurado entre os anos de 1950 e 1961, hoje servindo para concertos ao ar livre, principalmente no Festival de Atenas. Soberbo!
Teatro de Herodes Ático ou Odeon de Herodes Atico. |
Outro teatro também importante no sítio da Acrópole é o Teatro de Dionísio. Foi construído por Licurgo entre 333 e 330 a.C. Mas as ruínas não são tão imponentes quanto o outro já citado.
Teatro de Dionísio. Por Diggy Benesou de nl, CC BY-SA 3.0, wikimedia commons. |
O Erecteion, com o Pórtico das Cariátides ao lado. |
As Cariátides. CC BY-SA 3.0 |
Tempo de Atenas Nike .Por Dimboukas, CC BY-SA 3.0, wikimedia commons |
A Acrópole de Atenas, sítio arqueológico dos mais importantes do mundo, foi inscrita, merecidamente, como Patrimônio Mundial Cultural da UNESCO em 1987.
Serviço
Acrópole de Atenas
Aberta diariamente de 8 às 17 horas. Última entrada às 16:30 horas.
Fechada nos seguintes dias: 1 de janeiro, 25 de março, 1 de maio, domingo de Páscoa, 25 de dezembro e 26 de dezembro.
Dias de entrada grátis: 6 de março (memória de Melina Mercouri); 18 de abril (Dia dos Monumentos Internacionais); 18 de maio (dia internacional dos museus); o último fim de semana de setembro (dias da herança europeia); 28 de outubro; todo primeiro domingo de 1 de novembro a 31 de março.
Metrô: Estações "Acropolis" e "Monastiriki" (nessa, combina-se o passeio Monastiriki-Ágora Antiga-Acrópole).
Ingressos: 20 euros (inteira). Há ingresso de 30 euros, válido por 5 dias, que dá direito à vários sítios e atrações de Atenas, a saber, Acrópole, Ágora Antiga, Museu Arqueológico de Kerameikos, Lykeion, Biblioteca de Adriano, Ágora Romana de Atenas, Declive Norte e Sul da Acrópole, Olympieio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário