Fundada no século VII no entorno de duas abadias, "Saint Baaf" e "Saint Peter", Gent (Ghent, Gante em português), chamada de Ganda naquela época, é uma das cidades mais bonitas da Bélgica, embora com menos fama que a vizinha Bruges.
Mais uma vista da bela cidade de Gent. |
A cidade, localizada no Flandres, a riquíssima região belga, repousa entre os rios Schelde e Leie. Seu centro histórico, um dos mais bonitos da Bélgica, foi construído entre os séculos XIII e XIV. A produção de tecidos fez da cidade um importante centro comercial. Posteriormente, a urbe se destacou também na produção têxtil e se tornou um importante centro universitário. Hoje abriga uma população jovem que a torna um vibrante local.
No século nono, vale dizer, a cidade foi destruída pelos normandos. A partir daí foi construído um dos ícones locais, a fortaleza chamada "Gravensteen", habitada pelos condes que dominavam a cidade. O mais famoso deles foi "Balduíno Braço de Ferro". O castelo hoje abriga um museu, sendo um interessante exemplo de arquitetura medieval. Há uma sala com objetos de torturas que ocorreram no local.
Dentre as outras grandes atrações da cidade, algumas se destacam.
Em primeiro lugar, devemos ressaltar a "St. Baafskathedraal" ou "Catedral de São Bavão". São Bavão, nome pouco conhecido até nos meios católicos, é um santo que nasceu em Gent, no século É um belíssimo monumento de arquitetura gótica. No interior, o destaque vai para o púlpito, arte rococó pura derivada do trabalho de Laurent Delvaux, que foi completado em 1745. Destaque também para a maravilhosa pintura "Adoração do Cordeiro de Deus", localizada numa capela especialmente construída para guardá-la. A obra de arte é atribuída a dois irmãos, Jan e Hubert Van Eyck.
Talvez o maior símbolo de Gante seja o Belfort, construído nos séculos 13 e 14. É possível subir a torre e ver o seu sino, um dos maiores do mundo. A vista também compensa, embora Gante pareça ser uma cidade mais industrial e menos bucólica que Bruges.
O Belfort é um símbolo de Gante. |
Belfort. |
Outros locais de interesse da cidade, passíveis de visitação para quem tem mais de um dia para passear: Igreja de São Nicolau (Sint-Niklaaskerk, em homenagem ao inspirador do Papai Noel); Museu de Design de Gent (Museu de artes decorativas); STAM (Museu da cidade de Gent); Museu Voor Schone Kunsten (acervo de arte pré-moderna de Gent - ali está "Descida da Cruz", de Bosch); SMAK (galeria de arte moderna); Het Huis Van Alijin (museu folclórico); Dulle Griet (canhão símbolo da cidade, situado às margens do rio Leie); e Graslei e Korenlei (duas ruas com construções interessantes).
A bela igreja de São Nicolau. |
Para se chegar em Gent, a melhor opção é trem - meia hora a partir de Bruxelas Central. Preços do trem são mais baixos durante o fim de semana. Da estação para o centro histórico a caminhada dura quinze minutos.
Estação Gent-Sint-Pieters. |
Gent, a bela cidade universitária cheia de história para contar, é um excelente "bate-e-volta" a partir da capital belga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário