segunda-feira, 22 de junho de 2015

BÉLGICA: O NOME DAS CIDADES!

Francês e holandês. Os dois idiomas oficiais da Bélgica (em poucos lugares fala-se ainda o alemão) refletem-se nos nomes das suas principais cidades. Enquanto o sul (Valônia) tem o francês como idioma predominante, o norte (Flandres ou Região Flamenga Belga) tem o holandês como língua principal.

Mapa da Bélgica. Flandres no Norte, Valônia ao sul. Brussels (Bruxelas).

Bruxelas,  a cidade mais central do país, é democrática - todas as suas placas têm os dois idiomas. É a capital do país, da Europa, da OTAN e símbolo da unidade da Bélgica. 

É muito importante ter sempre em mãos a tabela que postamos abaixo, principalmente se o viajante quiser se utilizar da extensa malha ferroviária do país - o nome das estações ora vêm em francês, ora em holandês.

Vejamos o nome das cidades belgas em português, francês e holandês. A preferência do português geralmente (há exceções) vem de acordo com a região - se a cidade for do Flandres, o idioma pátrio prefere o holandês; se for urbe da Valônia, o nome francês predomina. Poucas cidades já tem seu nome "aportuguesado" - nesse caso estão as quatro principais (em matéria turística, diga-se): Antuérpia, Bruxelas, Bruges e Gante. 


PORTUGUÊS
FRANCÊS
HOLANDÊS
Antuérpia
Anvers
Antwerpen
Ath
Ath
Aat
Bruges
Bruges
Brugge
Bruxelas
Bruxelles
Brussel
Courtrai
Courtrai
Kortrijk
Gante
Gand
Gent
Liege ou Lieja
Liège
Luik
Lovaina
Louvain
Leuven
Malinas
Malines
Mechelen
Mons
Mons
Bergen
Namur
Namur
Namen
Ostende
Ostende
Oostende
 São Trond
Saint-Trond
Sint-Truiden
Tongeren
Tongres
Tongeren
Tournai
Tournai
Doornik
Ipres
Ypres
Ieper

Nenhum comentário:

Postar um comentário