sexta-feira, 31 de maio de 2013

MINHA ENCANTADORA ÉVORA!

Portugal tem muitas cidades encantadoras. Cidades que encantam pela beleza de suas ruelas, de seus cenários idílicos intramuros, pela interação homem-natureza, pelas suas belas praças. E Évora é uma de suas mais fascinantes urbes.

Detalhe de uma região no centro de Évora, com seu conjunto histórico magnífico.


Localizada no Alentejo, uma região localizada no sul de Portugal, Évora emana beleza em cada passo que o viajante dá em suas terras. É uma cidade fortificada, ou seja, a sua beleza se esconde atrás dos muros. Muros que, certa feita, serviram de proteção ao seu patrimônio histórico e artístico.

A cidade começou a se desenvolver ainda no auge do Império Romano, mas teve seu período mais próspero durante a Idade Média. É um centro do saber tradicional de Portugal. A antiga universidade, fundada por Jesuítas, é uma atração local, ainda que tenha sido fechada pelo Marquês de Pombal, rival dos membros daquela ordem. Faz parte da atual Universidade de Évora.

A UNESCO reconheceu o centro histórico de Évora como patrimônio mundial ainda em 1986. Não sem razão. São múltiplas as atrações desta cidade que hipnotiza seus visitantes.

O monumento mais conhecido de Évora é, sem dúvida, o "Templo de Diana" ("Templo Romano"). Dedicado à deusa Diana, foi erguido, segundo os relatos históricos, no século II d.C. Está localizado próximo ao belo "Convento dos Loios", mosteiro do século XV, que hoje é uma luxuosa pensão    estatal (embora os hóspedes durmam em antigos claustros).

Templo de Diana em Évora. O símbolo da cidade murada portuguesa.

Outra perspectiva do Templo de Diana em Évora.


A principal igreja da cidade é a sua catedral, chamada de "Sé de Évora". É uma igreja muito bonita no seu exterior, parecida com um castelo, que mistura os estilos românico e gótico.


A Sé de Évora.


Outra grande atração da cidade é o seu museu. O "Museu de Évora" conta a história completa da cidade, mas traz ainda obras interessantes de pintores portugueses, como Mestre de Sardoal.

A praça principal da cidade é a "Praça do Giraldo", uma das mais bonitas de Portugal. Segundo os relatos históricos, o nome da praça advém de "Geraldo Sem-Pavor", homem que, no século XII, teria expulsado os mouros da urbe, a mando de Afonso Henriques. Nesta praça, ocorreram decapitações e pessoas foram queimadas pela Santa Inquisição.

A Praça do Giraldo é o coração de Évora.


A "Igreja de São Francisco" é muito bonita, mas esconde uma outra preciosidade, curiosa, mórbida e interessante - a famosa "Capela dos Ossos". É um lugar bem mais bonito que a localizada na Via Veneto de Roma - muito bem montada, não traz aquele clima ruim da que existe na Cidade Eterna. Vale lembrar que crânios de 5 mil pessoas estão ali guardados, nessa mórbida homenagem ao ser humano e à morte. E a frase no início da capela dá a dimensão do que está por vir: " Nos ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos".

Entrada da Capela dos Ossos em Évora. "Nos ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos".
Detalhe do interior da Capela dos Ossos.

Outra atração da cidade é o "Aqueduto da Água de Prata". Construído no século XVI, sua construção recebeu menção na obra mais famosa da língua portuguesa - "Os Lusíadas", de Luís Vaz de Camões.

Évora é também conhecida pela excelência de seus restaurantes e pelo bom humor de alguns nomes de ruas - lá tem, por exemplo, o "Beco do Homem Não Barbeado". Engraçado. Divertido.

Enfim, qualquer viagem à Portugal sem Évora é um convite para se voltar ao país. Indispensável a visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário