quarta-feira, 19 de outubro de 2011

VISTOS

O visto é uma exigência de algumas países para a entrada em seu território. Por isso, trata-se de um importante documento para o viajante internacional. Vejamos a lista dos princípais países turísticos que o exigem, dividida por continentes.

Comecemos pelo Caribe. Quais países ou territórios caribenhos exigem visto de entrada?

São eles: Cuba ("tarjeta del turista"), República Dominicana, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia e  Ilhas Virgens Americanas

A América do Sul, por incrível que possa parecer, tem um país, ou melhor, um território francês, que exige visto: a Guiana Francesa. Assim, o visto é imprescindível para conhecer a famosa "Ilha do Diabo", onde ficou preso Henri Charriérre, o "Papillon". A história desse preso francês virou filme de sucesso, estrelado por Steve McQueen e Dustin Hoffman.

Na África, dois países em especial exigem, a serem emitidos na entrada do país: Quênia e Tanzânia. No norte da África, o Egito  (www.opengate.com.br/embegito/)  também cobra uma taxa para entrada no país.

Na América do Norte, EUA (http://www.visto-eua.com.br/), México (http://www.inm.gob.mx/)  e Canadá (http://www.canadainternational.gc.ca/) exigem, sendo que, no caso mexicano, aceita-se o visto americano.

Curiosamente, em contraponto aos EUA, o Brasil cobra visto dos americanos.

Na Europa, nenhum país do lado ocidental exige o visto. Só a Sérvia , Montenegro e Macedônia, ex-repúblicas iugoslavas, e Armênia, Azerbaijão, Belarus, Cazaquistão, Moldávia, Ucrânia, Uzbequistão, Quirguistão e Turcomenistão, ex-repúblicas soviéticas, exigem.
Na Oceania, Austrália e Nova Zelândia exigem.

Talvez o visto mais complicado é o japonês.  É possível tirar o visto para o Japão na  Embaixada em Brasilía, localizada na SES, Av. das Nações, quadra 811, lote 39, 61/3442-4200 ou nos demais consulados espalhados pelo país:São Paulo, Recife, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belém e também Manaus .  Mais informações, inclusive sobre os documentos necessários, estão no site www.br.emb-japan.go.jp/visto_curta.html.

No Camboja, os vistos imediatos são oferecidos nos aeroportos e zonas de fronteira. Paga-se lá, portanto.

Completando a Ásia, DubaiChina, Cingapura, Laos, Emirados ArábesÍndia e Indonésia também exigem visto.

Dubai, se você viaja pela Emirates, não tem problemas. Basta providenciar a documentação exigida alguns meses antes e boa viagem. Caso contrário, terá que ter um padrinho - leia-se hotel, para se conseguir o visto, ainda que por um dia de estada.

Sendo que a Índia é outro país para se ter cuidados: o visto é emitido, e a partir da data você tem apenas três meses para visitar o local. Mais informações: http://www.indiaconsulate.org.br/html/portugues/vistos.php

Importante: Esses são os principais países turísticos que exigem visto, como dissemos acima. Além desses, exigem a "tarjeta": Afeganistão, Angola, Antígua e Barbuda, Arábia Saudita, Argélia, Bangladesh, Bahrein Belize, Benin, Botsuana, Brunei, Burkina Faso, Burundi, Butão, Cabo Verde, Camarões, Catar, Chade, Congo, Coréia do Norte, Costa do Marfim, Djibuti, Dominica, El Salvador, Eritréia, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Geórgia, Granada, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Haiti, Iemen, Ilhas Comores, Ilhas Cook, Ilhas Fiji, Ilhas Kiribati, Ilhas Maldivas, Ilhas Salomão, Ilhas Seychelles, Ilhas Tuvalu, Irã, Iraque, Jamaica, Jordânia, Kuwait, Lesoto, Líbano, Libéria, Líbia, Malaui, Mali, Madagascar, Mauritânia, Micronésia, MoçambiqueMongóliaMyanmar, Nauru, Nepal, Nicarágua, Níger, Nigéria, Omã, Palestina, Papua Nova Guiné, Paquistão,República Centro Africana, Ruanda, Samoa Ocidental, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa,  Síria, Somália, Sri Lanka, Suazilândia, Sudão, Tadjiquistão, Timor Leste, Togo, Tonga, Uganda,  Vanuatu, Zâmbia e Zimbábue.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

CAPE TOWN E CABO DA BOA ESPERANÇA

Absolutamente fantástica a experiência em Cape Town.

Dois momentos em especial são inesquecíveis: o passeio para a fabulosa "Table Mountain" (a "Montanha da Mesa") e o fantástico tour pelo Cabo da Boa Esperança.

Quanto à Table Mountain, trata-se de uma formação montanhosa única, de forma chapada. Incrivelmente bela, tem uma vista deslumbrante da Cidade do Cabo, cidade essa bastante parecida com o nosso Rio de Janeiro. Não que seja mais bonita, mas é a que mais se aproxima da beleza arquitetônica em meio à paisagens naturais. Do alto é possível avistar a "Lions Head", o estádio da cidade "Greenpoint", dentre muitos outros pontos turísticos importantes. A subida pelo teleférico giratório é outro momento interessante da visita. Subida aliás muito rápida e tranquila.

Vista do Cabo da Boa Esperança.

"Table Mountain" ("Montanha da Mesa"). Cidade do Cabo

Mas, tirando os safáris, o ponto alto de qualquer visita à África do Sul é, sem dúvida, o Cabo da Boa Esperança, o antigo "Cabo das Tormentas", nome dado em virtude da violência de suas águas.

Trata-se de uma instigante viagem por algumas das paisagens mais lindas do mundo. Ali temos a famosa "Chapmans Peak Drive", uma das estradas mais lindas do mundo, que perpassa também algumas das praias mais lindas do Cabo. Nesse roteiro temos "Hout Bay", lugar perfeito para observação de baleias, golfinhos e, principalmente, focas ("Ilha das Focas" é um dos passeios de barco mais requisitados). E, para finalizar, não podíamos deixar de mencionar a praia dos pinguins, "Boulders Beach", um santuário ecológico reservado para esses animais de dóceis e simpáticos. 

Ao chegar no Cabo, impossível não se deslumbrar com a beleza do cenário. Sobe-se no ponto mais alto do cabo por um simpático teleférico de trilhos. Lá chegando, o visual é arrebatador. Descendo novamente, impossível não tirar uma foto da famosa plaquinha do ponto mais ocidental do mundo antes da Antártida.