Budapeste (Budapest, em húngaro), a capital da Hungria, é talvez a cidade que mais impressiona pela beleza no leste europeu. Formada da união das cidades de Buda e Obuda, na margem direita do Danúbio e de Peste, na margem esquerda do mesmo rio, é a sexta maior cidade da União Européia.
Curiosamente, poucas pessoas sabem da existência da cidade de "Obuda", afinal o nome da capital é decorrente da junção "Buda" e "Peste".
Impressionante a beleza desta cidade vista de cima, do famoso "Castelo de Buda" (parte alta da cidade).
Logo se percebe a extraordinária arquitetura do Parlamento magiar do lado "Peste", sem dúvida um dos monumentos mais lindos do mundo.
Aliás, falando de monumentos, uma dezena deles forma o que há de melhor na capital magiar.
Do lado "Peste", destacam-se: o já mencionado "Parlamento"; a "Praça dos Heróis"; a "Ópera", a "Termas Géllet" e a "Basílica de Santo Estevão", sem dúvida a igreja com um dos interiores mais bonitos que já vi na vida.
Por seu turno, do lado "Buda", destacamos: o "Castelo de Buda"; o "Bastião dos Pescadores", cuja visão do Danúbio e de "Peste" é esplendorosa e a "Igreja de São Matias", esta com um lindo exterior.
Turisticamente, a rua "Vati Utca" concentra o grosso da parte comercial da cidade, embora o comércio de luxo se concentra em outras avenidas.
Outrossim, as pontes que ligam Buda a Peste nos mostram visuais extremamente belos.
Historicamente, temos fatos marcantes dessa cidade. Muitos acontecimentos relevantes ocorreram ali, inclusive batalhas ocorridas durante a "Segunda Grande Guerra", dada a sua posição central na Europa. Segunda Guerra que causou feridas extremas, a ponto de muitos edifícios históricos terem ruído, sendo substituídos por prédios estilo "caixotão", típicos do comunismo. Onde há um "caixotão" em meio a prédios históricos, é sinal de que ali caiu uma bomba.
Importante destacar que o comunismo reprimiu uma das mais importantes revoluções do século XX: a "Revolução de 1956". Nesse movimento, buscavam os húngaros, sob a liderança de Emri Nagy, livrarem-se das amarras do regime soviético. Infelizmente, o movimento restou abafado, com seus líderes morrendo enforcados. Muitas mortes e a manutenção do comunismo, que veio a sucumbir apenas no início dos anos 90. Também essa derrocada da "revolução" foi responsável pelo fim do famoso time húngaro de Puskas, Kocsis e Hideguti, vice-campeão da Copa de 1954 e um dos maiores times da história do futebol. Puskas foi jogar seu belo futebol na Espanha, no lendário Real Madrid várias vezes campeão europeu nos anos 60.
Pode-se dizer também que Budapeste é a "capital das águas", famosa por suas piscinas termais e pela existência de abundante água subterrânea, em toda a cidade. Aliás, muitos turistas apreciam os passeios às cidades subterrâneas existentes.
Enfim, é essa a Budapeste que emerge num novo caminho, um caminho de esperança, a caminho de se tornar uma das cidades mais visitadas e admiradas do mundo.
No próximo post, algumas curiosidades sobre a Hungria, esse país que é considerado o mais "azarado" do mundo!