sábado, 26 de julho de 2014

A MAGNÍFICA MINARETE DE DÉLHI!

Délhi, na Índia, esconde alguns tesouros arquitetônicos magníficos. Talvez o mais bonito monumento da cidade seja  "Qutub Minar" (ou ainda "Qutab Minar", "Qtub Minar"), minarete de 72,5 metros de altura (237,8 pés), cuja construção foi iniciada ainda em 1192/1193 por Qutab-ud-din Aibak, o primeiro governante islâmico de Délhi, após a derrubada do último rei hindu daquela urbe.

Qtub Minar, em seu esplendor. 

Vale destacar que Qutab apenas iniciou o projeto, concluindo a base; posteriormente, dois outros governantes terminaram a obra de cinco pavimentos (como se pode ver na foto abaixo), sendo que o sucessor de Qutab, Iltultmush, adicionou três pavimentos, e o outro governante, Firoz Shaj Thughalak, construiu o quinto e último em 1368. Uma obra tão notável não poderia ser construída de uma só tacada...


O Complexo de Qtub, na Índia.



O complexo onde está localizada a minarete. 


Um belo monumento no complexo de Qutub. Túmulo de Iltutmish.

Localizada em Mehrauli, distrito de Délhi que possui com um imenso parque arqueológico  (o "Mehrauli Archeological Park", que conta com outras atrações imperdíveis, além da minarete, como o Jahaz Mahal e a Mesquita e Túmulo Jamali-Kamali), a bela minarete indiana é aberta todos os dias ao público, das dez da manhã às cinco da tarde, custando a entrada dez rúpias indianas para os locais e duzentos e cinquenta rúpias indianas para os estrangeiros. Há estação de metrô próxima, a Qutab Minar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário