terça-feira, 11 de junho de 2013

QUELUZ, QUE BELO PALÁCIO!

Queluz. Nesta pequena cidade, nos arredores de Lisboa (dista 12 km da capital), encontra-se um dos mais interessantes palácios reais da Europa: o "Palácio de Queluz".

Palácio de Queluz.

A construção do Palácio deveu-se a D. Pedro III, filho de D. João V. Integrava o patrimônio do palácio, em grande parte, bens confiscados da antiga dinastia dos Filipes, após a Restauração.

O ponto alto do palácio, sem dúvida, é a "Sala dos Embaixadores". Era a sala usada para concertos e audiências diplomáticas.

Sala dos Embaixadores. Palácio de Queluz. 

A "Sala do Trono" , ou "Casa Grande", é, também, uma das mais belas salas de Queluz. Nesta sala, eram comuns os bailes e banquetes da realeza.


A Sala do Trono. Palácio de Queluz, Portugal.
Outras salas interessantes do palácio são a "Sala da Música" ,  a "Sala da Tocha" e a "Toucador da Rainha" (esta, em estilo rococó).

Na Sala da Música, observa-se um quadro de Maria I, a famosa rainha que viria para o Brasil e receberia, no futuro e perante a história, a alcunha de "A Louca".  Melancólica, a rainha enlouqueceu definitivamente quando seu filho José morreu por catapora. Após as invasões francesas, em 1807, e o consequente abandono de Queluz, a "Louca" foi levada para o Brasil por seu filho mais jovem, D. João VI.

A rainha Maria I ali enlouqueceu. Sala da Música, Queluz.

Retrato de D. João VI, filho de Maria I.  Bonachão, sempre de boca aberta.

O quarto de D. Pedro IV, que se tornou D. Pedro I no Brasil, é o "Dom Quixote", alusivo à grande obra da literatura universal. As pinturas em todo o quarto retratam a saga de Cervantes.

Quarto d. Quixote. Os aposentos de D. Pedro IV (D. Pedro I no Brasil)


Vale destacar aqui também uma série de fotografias do local, que mostra como eram os utensílios, as camas e os aposentos da monarquia portuguesa. Vejamos:










Tapete de "arraiolos", da cidade do mesmo nome em Portugal.

Berço.

Teto do "Toucador da Rainha". Queluz.


Os "Jardins" do Palácio merecem um destaque especial. Belíssimos. Os "Jardins Superiores", desenhados por Robillion, são o ponto alto do passeio. Eram usados nas diversões, notadamente um complemento das noites em que haviam concertos na Sala da Música.


Os "Jardins Superiores" de Queluz.

Há ainda de se notar no local reservado aos jardins a "Grande Cascata" e o "Canal dos Azulejos", muito interessantes.

Para se visitar o palácio, um adulto paga 9 (nove) euros e tem direito de permanecer no local por uma hora e meia (o tempo é limitado, fato interessante e pouco usual). Para jovens e crianças, os preços são diferenciados.

Queluz. Um bate-e-volta interessantíssimo a partir de Lisboa. Para saber um pouco mais de nossas origens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário