O Laos é uma república asiática que faz fronteira com Tailândia, Vietnã, Camboja, China e Myanmar. Politicamente, o país é considerado ainda pela CIA como comunista (ver World CIA Factbook - Laos, na internet), com apenas um partido, o Partido Revolucionário Popular de Laos. Ainda que tenha esses contornos comunistas, observa-se uma maior aproximação do país com o capitalismo, tendo se desenvolvido uma classe média derivada das rendas obtidas com a indústria têxtil. O turismo é outra fonte de renda. Luang Prabang, localizada na região norte, é a maior atração turística daquele país, considerada como a sua capital religiosa (o budismo é a principal religião) e cultural. É considerada, com muita justiça, Patrimônio Mundial Cultural pela UNESCO desde 1995.
Mapa do Laos. A capital Vientiane e Luang Prabang um pouco mais acima. |
O nome "Luang Prabang" deriva da estátua de Buda doada pelo Camboja, chamada "Prabang". A cidade está localizada em uma região montanhosa, construída em uma península formada por dois rios: o famoso Mekong e o Nam Khan.
A criação da cidade faz surgir muitas lendas - a mais famosa conta que Buda descansou na cidade por alguns dias e sorriu, profetizando que, em alguns anos, aquele local seria uma rica e próspera cidade.
A sua história também tem muitos aspectos interessantes, que acabaram gerando a influência que a cidade tem hoje em termos de arquitetura.
Criada com o nome de Muang Sua, Luang Prabang, entre os séculos 14 e 16, foi capital do poderoso reino de Lane Xang (ou Reino dos Milhões de Elefantes), cuja riqueza derivava do fato de ser uma local de passagem da Rota da Seda e cuja importância cultural derivava do fato de ser o centro principal de budismo da região.
Depois do estabelecimento do protetorado francês em 1843, em que o Laos foi dividido em três reinos, Luang Prabang virou capital de um deles - Reinado de Sisavang Vong, antecedente do Laos, permanecendo capital de Laos até que Vientiane ganhou status de capital administrativa em 1946.
Luang Prabang mistura arquitetura típica laosiana com a europeia, fruto da colonização que ocorreu no século XIX.
Dois monumentos da cidade são imperdíveis: o Wat Xieng Thong e o Complexo do Palácio Real.
Wat Xieng Thong, o monumento máximo de Luang Prabang. Foto: Basile Morin.In: WC. |
Wat Xieng Thong quer dizer "Monastério da Cidade Dourada". É o maior símbolo religioso do Laos, sendo um complexo também com vida própria, ou seja, não é um local apenas turístico, envolvendo a vida diária dos monges que, inclusive, vivem no complexo. O local tem, além dos locais habitados por monges e noviçõs, sala de meditações, a Capela Vermelha, o Pavilhão do Buda Sentado, a Biblioteca Tripitaka (com textos budistas sagrados). Há, também, um tambor para dias de orações especiais. O interior do templo é bonito, com murais bem trabalhados. O teto, em três dimensões, é bastante charmoso e típico das construções religiosas locais.
O Palácio Real de Luang Prabang é também outra grande atração da cidade. Construído em 1904, sua função de palácio real terminou em 1975, ano em que os comunistas tomaram o poder e o transformaram em museu nacional. O Palácio, construído durante a era colonial administrada pela França, tem características europeias em combinação com temas laosianos. É no complexo do palácio, hoje museu, que se encontra o Prabang, no templo Haw Pha Bang, o buda que veio ao Laos no século XVI e que deu nome à cidade.
Palácio Real de Luang Prabang. Foto: Allie Caufield. in: Wikimedia Commons. CC BY SA 2.0 |
Fora dos monumentos, destaca-se também a "Procissão da Ronda das Almas", feita na cidade por monges budistas todos os dias, no nascer do sol. É uma caminhada onde os fieis oferecem comida aos monges.
A principal rua, onde se concentram os bares, restaurantes e comércio é a Sakkaline Road; já a dos hotéis mais importantes é a Kingkitsarath Road.
Outras atrações da cidade, segundo os guias de viagem: Wat Siphoutabath, Wat Sene, Wat Pa Phai, Wat Visounarat, Wat Manolom, Wat That Luang, Ban Xang Khong, Ban Phanom, Mount Phou Si e Chomsi, Wat Mai Suwannaphumaham, Wat Xieng Mouan, Cachoeira Tat Kuang Si; Cachoeira Tat Sae.