Maurício (ou "Ilhas Maurício", ou ainda "Mauritius"), país africano localizado no Oceano Índico, tem belas praias, belezas naturais, boas comidas, um povo gentil e uma peculiaridade: a tradição postal.
Isso mesmo. Maurício tem uma imensa tradição na emissão de selos postais, assim como no carimbologia (uma ciência intimamente ligada com a arte de colecionar selos). Nesse sentido, é um paraíso da filatelia e centro de referência para colecionadores de todo o mundo. E lá encontram-se dois dos selos mais caros do mundo: o "Blue Penny" e o "Orange Penny", no interessante "Blue Penny Museum", localizado no shopping "Caudan Waterfront", o mais importante centro comercial da capital Port Louis.
Em frente ao Blue Penny Museum, em Port Louis, Maurício. |
O "Blue Penny" (ou "Two Pence Blue", ou ainda "Blue Pence") tem um valor estimado em dois milhões de reais. Foi emitido em setembro de 1847 pelas Ilhas Maurício, a pedido da Irlanda e da Grã-Bretanha. O que diferencia a peça é a gravação errônea "Post Office" ("Correios") em vez de "Post Paid" ("Porte Pago"). Isso o torna caríssimo. Por isso também é chamado de "Post Office Stamp", assim como o de cor laranja. Os selos dessa série estão, a maioria, nas mãos de filatelistas privados exceto, justamente, as que estão em exibição no Museu Blue Penny e no Museu Britânico de Londres. Vale destacar, a peça exibida no "Blue Penny Museum" é raríssima e cara pois, além do erro na gravação, não é usada, o que aumenta substancialmente o seu valor.
O "Blue Penny", um dos selos mais caros do mundo. |
Valendo um pouco menos, cerca de um milhão e oitocentos mil reais, o "Orange Penny" padece do mesmo problema do "Blue Penny". Também foi emitido nas Ilhas Maurício em 1847, nos mesmos moldes do "Blue Penny".
O "Orange Penny". Vale quase dois milhões de reais. |
O Museu conta ainda a história das Ilhas Maurício, desde a descoberta das ilhas pelos portugueses, perpassando pelas colonizações holandesa, francesa e britânica.
Postal alusivo aos dois famosos selos "Post Office", o Orange e o Blue. |
O "Blue Penny Museum" abre de segunda à sábado, das dez da manhã às cinco da tarde. Não abre aos domingos e nos feriados. Deve-se chegar até às quatro e meia da tarde para entrar. Adultos pagam 245 rúpias; crianças e estudantes 120; família (dois adultos e duas crianças) paga 580; e grupos maiores tem preços especiais. Vale ressaltar: 100 rúpias mauricianas equivalem a três dólares.
Há ainda uma loja no local, que vende peças alusivas aos famosos selos, além de material filatélico.