segunda-feira, 16 de setembro de 2013

DICAS DE VIAGEM - O CAFÉ DA MANHÃ

Em português brasileiro, "café da manhã". No país de Camões, "pequeno-almoço". Em espanhol, "desayuno". Na língua de Shakespeare, "breakfast". Em comum, o fato de ser a primeira e talvez a mais importante refeição do dia. As operadoras de turismo costumam oferecê-los em pacotes, nas seguintes variações: o "continental"; o "bufê" (buffet); o "brunch"; o "colonial" e oo"tropical".

O continental é o café típico de hotéis para executivos. Assim, itens básicos estão presentes, tais como pães, bolos, geleias, frutas, café e sucos.

O café tipo "bufê" é o completo, servido em hotéis turísticos. Serve, além de uma grande variedade de pães e bolos, itens "americanizados", como ovo, bacon, salsichas. 

O brunch vem do inglês "breakfast" (café da manhã) mais "lunch" (almoço). Como o próprio nome induz, trata-se de uma refeição mais próxima do almoço, entre 11 e 13 horas, contendo itens que seriam servidos no almoço. Pode vir com espumante também.

O colonial é o típico do Rio Grande do Sul, misturando as culinárias italiana e alemã.

No Brasil, temos ainda o "tropical". É composto de vários tipos de pães, frutas, frios, sucos, bebidas quentes, além de manteiga, sucrilhos, cereais, mel, salsichas, ovos quentes e geleias. É uma variação do "bufê".

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

VISEU, PORTUGAL.

A região central de Portugal tem muitos encantos também. Duas cidades se destacam: Coimbra, sede da mias famosa, e tradicional, universidade portuguesa; e Viseu, uma das cidades europeias com melhor qualidade de vida. E é de Viseu, terra do Grão Vasco, que trataremos nesse post.

Antes de detalhar a cidade, vale a pena abrir um parênteses para falar um pouco do Grão Vasco, o filho mais ilustre da cidade de Viseu.  Ele é o principal pintor dos anos quinhentos em Portugal e, apesar de suas duas esposas, tinha fama de mulherengo - dizem que tinha uma mulher diferente a cada noite.

A maior parte das obras de Grão Vasco está exposta no Museu Grão Vasco, ao lado da Sé de Viseu. A obra mais bela do museu é, sem dúvida, "São Pedro", feita originalmente para a catedral da cidade.A

A "Sé de Viseu" é, também, uma bela visita. Vale a pena conhecer o interior da Catedral, rico no estilo gótico.

A Sé de Viseu, atração principal da cidade.

A "Igreja da Misericórdia", na mesma praça da Sé (em frente a ela), é uma bonita igreja em estilo barroco.

Igreja da Misericórdia, em Viseu.
Viseu, que é considerada a cidade de melhor qualidade de vida em Portugal, é famosa também por suas termas. Muitos hotéis possuem o serviço.

Vale destacar também a "Feira de São Mateus", a principal e mais antiga da Península Ibérica - são mais de seiscentos anos de tradição. Ocorre em agosto. Tem até site oficial: http://feirasaomateus.pt/

Enfim, vale a pena conhecer Viseu, uma bela e arborizada cidade do centro de Portugal.