quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

TORUN, A MEDIEVAL CIDADE NATAL DE COPERNICO!

A Polônia tem centros históricos belíssimos. Pode-se citar Cracóvia, Varsóvia, Wroclaw, Poznan, Gdansk, entre outras. Mas uma das maiores preciosidades daquele país da Europa Central que margeia o mar Báltico é, sem dúvida, a antiga cidade prussiana de Torun. 

Torun, centro histórico.

A história de Torun é associada à Ordem Teutônica ("Ordem dos Cavaleiros Teutônicos de Santa Maria de Jerusalém"), ordem militar cruzada atrelada à Igreja Católica fundada no ano de 1190. Foram os monges teutônicos que fundaram essa cidade as margens do Rio Vistula no norte da Polônia, no ano de 1233, em uma época em que o cristianismo estava sendo disseminado por toda a Europa Oriental. Torun, como dissemos anteriormente, fazia parte da Prússia, região histórica que englobava partes do que é hoje Alemanha, Polônia e Letônia.

Uma lenda curiosa de Torun envolve o violinista e os sapos. Segundo a curiosa lenda, um grande número de rãs invadiu a cidade, gerando pânico nos moradores. Ninguém sabia como resolver o problema. Eis que surge um comerciante de madeira que veio de longe e começou a tocar o violino. A música atraiu as rãs atrás dele, que buscou sair da cidade. Conseguido o intento, o violinista jogou o seu instrumento no rio e, como recompensa, ganhou  a mão da filha do prefeito da cidade. Hoje dizem que quem pega nos sapos da Praça Velha tem sorte em abundância...

O violinista e as rãs. Homenagem à lenda em plena Praça Velha.
Pegar nos sapos dá sorte.
O sapo.

Torun tem vários locais interessantes para se conhecer. 

A visita sempre começa pela "Casa de Copérnico". Isso mesmo, a cidade é a terra natal de Nicolau Copérnico (1473-1543), o fundador da astronomia moderna. Copérnico deflagrou os estudos referentes à teoria heliocêntrica (sol como centro do universo, em contraposição à teoria geocêntrica, que considerava a terra como o centro universal), em uma perspectiva matemática, que, posteriormente, ainda foi mais desenvolvida por outros cientistas, como Kepler (1571-1630), Tycho Brahe (1546-1601) e Galileu Galilei (1564-1642), este último acusado de heresia pela Igreja Católica medieval (Santa Inquisição). Copérnico deu o pontapé inicial, errando apenas ao descrever que as órbitas dos planetas eram circunferências; Kepler posteriormente constatou serem elípticas. 

 
A Casa de Copérnico é a mais alta.
 O Centro Histórico da cidade, dos mais belos da Europa, é muito bonito e fácil de se percorrer a pé (duas horas são suficientes para um ótimo passeio). Tem várias atrações, sendo que as mais importantes são: a Igreja da Virgem Maria (gótica);  o Teatro Wilam Horzyca (construído em 1904, tem estilo art nouveau com elementos neobarrocos); Velha Praça do Mercado; a Nova Praça do Mercado; Town Hall (construído entre 1391 e 1399, é, hoje, um museu com arte gótica, pinturas do século XIX e artigos locais); Igreja de São João Batista e São João Evangelista; Igreja do Espírito Santo; a Torre Inclinada de Torun (Sim, Torun tem sua Torre Inclinada, como Pisa). 

O Town Hall na Praça Velha.


Torun, Polônia.

Torun, Polônia.
Da série placas: homenagem a Copérnico em Torun. Rua.

Igreja do Espírito Santo em Torun, Polônia.
Rua do centro histórico de Torun, na Polônia.  ] 

Nenhum comentário:

Postar um comentário