domingo, 25 de setembro de 2016

O VALE SAGRADO DOS INCAS!

O Peru tem muitas atrações turísticas. O "Vale Sagrado dos Incas" é, indiscutivelmente, uma das maiores daquele país. 

Entre Cusco e Machu Picchu, o Vale Sagrado apresenta como principais atrações Ollantaytambo, Pisac, Salinas de Maras e Moray.

Ollantaytambo foi, na época inca, um dos muitos povoados "multifuncionais", ou seja, era um centro administrativo, social, militar, religioso e econômico. É, ainda hoje, a grande atração do Vale Sagrado e, depois de Machu Picchu e Cusco, a maior atração daquela região peruana. Vale dizer que os habitantes da cidade, a mais bonita da região, mantém vivos costumes incas como, por exemplo, na agricultura. O nome da pitoresca urbe faz referência à Ollanta, general inca que se uniu à filha de Pachacutec (o nono e mais famoso imperador inca), contra a vontade dele. É nessa cidade que houve a maior vitória inca sobre os espanhóis também. 

Ollantaytambo. Foto: Carlos HB/ Escalada Planetária
Aspecto da cidade de Ollantaytambo, no Peru. Foto: Carlos HB/ Escalada Planetária
Na parte superior do sítio arqueológico, chamada "fortaleza", encontra-se o complexo mais importante, com várias construções, no qual se destaca o não acabado "Templo do Sol". O Templo do Sol tem uma parede com seis blocos de pedra de grande tamanho, perfeitamente talhadas e encaixadas, o que demonstra a habilidade dos incas em construir. 

Templo do Sol. Pisac. Foto: Carlos HB/ Escalada Planetária.

Curioso também em Ollantaytambo é o "Cerro Pinkuylluna", localizado em frente ao sítio arqueológico. Nele, além de ser possível visualizar formas de figuras humanas, há ainda armazéns agrícolas interessantíssimos, localizados no alto. Coisa nunca antes vista. 

 
Depósitos na montanha. Interessante. Foto:"Presentando el Peru". Saydí Maria N. Romero

Pisac é o segundo sítio arqueológico mais importante da região. O nome advém do vocábulo quéchua "p´isaqa", que quer dizer "perdiz", uma ave comum na região. Aliás, é mister ressaltar que a cidade tem a forma da ave. Também era um povoado multifuncional inca, com centro administrativo e zonas religiosas, urbanas, econômicas e sociais. Construída nas alturas, é um sítio com uma caminhada um pouco cansativa. A preferência dos incas pelas alturas é notável, e tem como razão principal ter menor vulnerabilidade em relação a invasores. Na mesma área, destaca-se "Pisac Colonial", que é um povoado com mercado bastante tradicional e predominância de indígenas. 

Pisac. Foto: Carlos HB/ Escalada Planetária.

Pisac. Foto: Carlos HB/ Escalada Planetária.


Em Pisac, vale atentar para as montanhas ao lado do sítio arqueológico - há ali inúmeros "buracos" que são antigos túmulos incas. Muito interessante. 

Túmulos em buracos próximos à Pisac. Foto: Carlos HB/ Escalada Planetária.

 "Salina de Maras", por sua vez, é um lugar muito interessante. É ali que é produzida uma versão do saudável "sal do Himalaia", só que nos Andes. A paisagem da cooperativa peruana (sim, o local é privado e pertencente a mais de 300 famílias) produtora de sal nas montanhas é belíssima. Na verdade, embora estejam localizadas no "Vale Sagrado dos Incas", as Salinas remontam a época pré-inca. A técnica utilizada no local é a seguinte: a água salgada natural é canalizada para mais de 3 mil poços e colocada para evaporar sob o sol. Após, entra o trabalho dos mineradores, com técnicas muitas vezes rudimentares. Um espetáculo de local.

Salinas de Maras, nos andes peruanos. Foto: Carlos HB/ Escalada Planetária
Por fim, Moray é um lugar bonito e bastante curioso. São terrenos de cultivos circulares de vários andares, preparados pelos incas, cujo objetivo era fazer um laboratório agrícola para testar condições para o cultivo de algumas plantas. Parece um anfiteatro das antigas, mas é verde e agrícola. Fantástico.

Moray. Foto: Carlos HB/ Escalada Planetária
Vale aqui destacar que boa parte dos turistas desconsidera essa região, tal o interesse e a vontade em conhecer Machu Picchu rapidamente, sem roteiros intermediários. Mas é bom que se diga: trata-se de um belíssimo passeio, com sítios muito importantes da história peruana, a exemplo de Ollantaytambo e Pisac, que não podem ser desconsiderados. Somente podem ser desconsiderados caso a viagem se prolongue mais, por outras áreas do país: aí realmente Machu Picchu e Cusco têm prioridade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário