sexta-feira, 2 de setembro de 2016

CUSCO, A CAPITAL HISTÓRICA E ARQUEOLÓGICA DO PERU!

O Peru tem muitas cidades turísticas - Arequipa, Lima, Trujillos, Iquitos, Ica, Nazca, Cajamarca, Puno, entre outras . Mas talvez nenhuma tão emblemática quanto Cusco.

Desfile da comunidade de Chinchero em Cusco, no Peru, em junho de 2016. Foto: Carlos HB

Cusco, a capital do antigo império inca,  é, não sem razão, a "Capital Histórica do Peru", a "Capital Arqueológica da América" e "Patrimônio Cultural Mundial" pela UNESCO desde 1983.  E uma das cidades mais belas do mundo.

Vista de Cusco, a antiga capital do Império Inca. Umbigo do Mundo.

A urbe peruana tem uma população estimada em 450 (quatrocentos e cinquenta) mil habitantes (dados de 2015).  Desde Lima, são 21 horas de ônibus e 1 hora e 10 minutos de avião. A média de temperatura da cidade varia de 0º a 22º. Em junho, auge das festividades culturais na cidade, a temperatura chega a ficar negativa durante a madrugada, tendo variações de 10º a 16º durante o dia e caindo quando sai o sol.

Cusco está localizada em um amplo vale dos Andes, no qual correm rios pequenos que formam o rio Watanay, que deságua no Urubamba (que fica no Vale Sagrado) que, por sua vez, tem como destino final o Rio Amazonas.  

No início de sua história, a atual Cusco teve o nome de "Aqhamama" (ou "Madre Chicha"). Já na época dos Incas, o nome foi mudado para "Qosqo", cujo significado é "Umbigo do Mundo" (apelido da cidade até hoje).  Qosqo foi a capital de Tawantinsuyo (Estado Inca) e ao mesmo tempo a cidade sagrada mais importante do mundo andino.   

Pachakuteq, o mais famoso Inca, foi quem reestruturou e deu forma de puma à cidade de Cusco. O imperador dividiu a cidade em dois pontos: Cusco de Cima (Hanan Qosqo) e Cusco de Baixo (Urin Qosqo). O centro da cidade era, como ainda é hoje, a atual Plaza de Armas.  

Pachacutec, o mais emblemático imperador inca, homenageado na Praça das Armas de Cusco.
Pizarro, o espanhol conquistador, chegou na cidade em 18 de novembro de 1833, modificando a cidade dos incas.  Mas nada que tirasse do "Umbigo do Mundo" a sua importância social, econômica e política. 

Cusco é o ponto de partida, a "cidade base", para o Vale Sagrado e Machu Picchu. Ou seja, é o destino turístico mais importante e relevante do Peru. A cidade, em si, conta com muitas atrações. Listamos as principais: "La Catedral", a "Plaza de Armas"; a "Iglesia de La Compania (Igreja Companhia de Jesus)" , o "Koricancha'; a "Pedra dos Dozes Ângulos"; o "Museu de Arte Religioso", o "Museu Inka"; o "Museu de História Regional", o "Museu de Arte Precolombino' e o interessante bairro de "San Blas". 

O coração de Cusco é a "Plaza de Armas" (Praça de Armas).  Historicamente, a praça era dividida em duas: a Waqaypata e a Kusipata. Era o centro do mundo andino, de onde partiam todos os caminhos em direção às regiões do Tawantinsuyo. Ali também se celebravam todas as festividades, incluindo o Inti Raymi (Festa do Sol, que depois foi deslocada para Sacshuayman). Antes, só havia palácios por esta praça; com a chegada dos espanhóis, tudo foi destruído e as construções atuais acabaram por refletir um sincretismo entre as culturas andinas e ocidental.

É ali, na Praça de Armas, que residem duas das mais notáveis atrações da cidade, na forma de igrejas, a saber, a "Catedral" e a "Igreja da Companhia de Jesus". São as duas igrejas mais importantes e belas da cidade, cidade esta caracterizada por um número considerável de templos religiosos, principalmente católicos.

A Praça de Armas, com a Catedral de Cusco ao fundo.
A Catedral teve sua construção, que durou 100 anos, iniciada em 1560. Foi erigida sobre o palácio do inka Viracocha. A fachada é renascentista e o interior riquíssimo - são centenas de obras (pinturas) da famosa "Escola de Cusco" em meio a muito ouro e prata. Os principais atrativos da igreja são o coro de cedro, o crucifixo do senhor dos terremotos ("El Senor de Los Tremores"), a pintura de Marcos Zapata chamada "A Última Ceia" e as duas capelas locais, a saber, "El Triunfo" (a primeira igreja) e "Iglesia Jesus, Maria y José" (que retrata a Sagrada Família). Simplesmente imperdível, a igreja cobra entrada e os guias apresentam as atrações, sem possibilidade de fotos. 

A Igreja da Companhia de Jesus, por sua vez, teve sua construção, que durou 17 anos, entre 1651 e 1668, sobre o antigo palácio de Huayna Capac (o "Amarukancha"), o décimo-primeiro inca. Tem também em seu interior muito ouro (destaque para o altar), pinturas da escola de Cusco e janelas de pedra huamanga, 

A belíssima Companhia de Jesus de Cusco.

O Koricancha, também chamado de "O Templo do Sol", ou ainda "Intikancha" (nome original), foi o templo do sol mais importante de todo o Tawantinsuyo. Todos os aposentos estavam dedicados a muitas divindades, como o deus sol, a deusa lua, as estrelas, a mãe terra, a Água, o Arco Íris, o deus Wiraqocha. Também ali se guardavam as múmias dos imperadores incas e suas esposas. Existia também um jardim dedicado ao sol, no qual haviam plantas e animais em tamanho natural, feitos em ouro e prato. Pizarro, o conquistador espanhol, tomou posse do lugar e doou para a ordem dominicana. 

Koricancha.
 De interesse no Koricancha também é a representação "Los Seq´es". Trata-se de uma série de linhas imaginárias que dividiam o território, assim com a sociedade inca. Partiam desde o Koricancha em direção a todas as regiões do Tawantinsuyo, formando a figura de um sol. Sobre estes "seq´es" estavam localizados os adoratórios ou lugares sagrados, atendidos por diferentes famílias reais. 

Los Seq´es.
A maior curiosidade da cidade de Cusco é também uma de suas maiores atrações: trata-se da "Pedra dos Doze Ângulos", localizada em um paredão na rua Hatanrumiyoq, sendo parte do palácio que pertenceu ao inca Roka e que hoje é o "Museu de Arte Religioso". O mesmo palácio já foi palácio de marqueses, arcebispos, etc. 
A pedra maior é a "Pedra dos Doze Ângulos".

O mais emblemático bairro de Cusco é San Blas. É o bairro dos artesãos, com muitos ateliês. Há também restaurantes. A "igreja de San Blas" ("Templo de San Blas", entrada paga) é o coração do bairro e atração mais importante, datando de 1563.As vielas estreitas ajudam a compor o charme do local, um dos mais bonitos de Cusco.

Vielas estreitas em San Blas.

Templo de San Blas.



Dos museus da cidade, quatro se destacam: o "Museo Inka" (Cuesta del Almirante, 103; peças incas são o destaque);  "Museo de Arte Precolombino" (Plaza Nazarenas, 231; tem pinturas, peças de cerâmica); "Museo de Historia Regional" (Calle Heladeros, esq. com Calle Garcilaso; casa do historiador Garcilaso de La Vega, exibe peças de culturas antigas);  e o "Museo de Arte Religioso" (Esq. Calles Hatunrumyoc com Herrajes; pinturas sacras).

Garcilaso. Trecho das obras. Museu de História Regional de Cusco.
Além das atrações turísticas mais conhecidas, vale a pena ainda conhecer em Cusco o mercado local ("San Pedro"). Lá encontra-se produtos típicos, como o pão gigante ("pan chuta de Oropesa"), grande variedade de batatas e milhos, além de artesanatos locais, destacando-se as bonequinhas e os "tauritos de pukara" (amuletos de sorte, colocados nos telhados das casas). 

Entrada do Mercado San Pedro, em Cusco.


As bonequinhas vendidas na região.

O mercado.

Batatas peruanas.
Não poderíamos terminar uma descrição da antiga capital inca sem falar na famosa "Escola de Cusco" ("Escuela Cusqueña").  A "Escola" foi um movimento derivado do desejo dos espanhóis de converterem a população conquistada para o catolicismo. Tinha também como objetivo a difusão do idioma espanhol. Várias pinturas sacras renascentistas foram importadas da Europa, incluindo obras de Peter Paul Rubens, fazendo com que a arte fosse desenvolvida nos povos andinos. Surgiram vários pintores, a maioria anônimos, que representaram, em suas obras, um sincretismo entre a cultura andina e europeia, tendo como pano de fundo imagens cristãs. As representações de Cristo, de Nossa Senhora e dos santos em geral eram utilizadas pelos padres nas homilias.

Enfim, Cusco é, culturalmente, a mais importante cidade peruana. Uma visita imprescindível naquele país andino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário