segunda-feira, 24 de agosto de 2015

ANTUÉRPIA, A ELEGANTE TERRA DE RUBENS!

Em termos turísticos, quatro cidades se sobressaem no Reino da Bélgica, um pequeno país muito bem localizado na Europa Central: BrugesGanteBruxelas e Antuérpia.  As duas primeiras, Bruges e Gante, caracterizam-se por serem cidades históricas, com uma beleza delicada e atraente; Bruxelas, por ser sede da União Europeia, da OTAN e por ter uma das praças mais bonitas da Europa, a Grand Place; e Antuérpia, a belíssima capital dos diamantes e símbolo da riqueza belga. É dessa última cidade que falaremos a seguir.

A beleza de Antuérpia impressiona.
O "Stadihuis" e sua maravilhosa praça com flores. 

"Cidade dos Diamantes" nasceu no entorno do rio Scheldt (que também banha a cidade de Gante, diga-se).  Uma lenda local e várias teorias ditas "científicas" tentam explicar o nome "Antuérpia".

A origem lendária, a mais interessante, evoca o gigante Druon Antigoon. Segundo essa crendice popular, Antigoon cobrava um pedágio dos capitães de navio que queriam atravessar o rio Scheldt. Insatisfeito com a cobrança, um legionário romano, de nome Sílvio Brabo, entrou em luta contra o gigante, cortando as mãos do cobrador e arremessando-as no rio Scheldt. Daí a origem de "Antwerp", ou seja, "hand" e "werpen", respectivamente, mão e arremessar em holandês.

Brabo com a mão de Antigoon.
CC BY 3.0
Por G. Lanting
Etmologistas e historiadores preferem acreditar, entretanto, que o nome "Antwerp" advém de "an´t wert"(no cais); outro significado para "werp" seria dique, ou seja, a cidade que não pode ser atingida pelas ondas, já que protegida por diques.

O fato é que a cidade é,  como todas na Bélgica, conhecida por dois nomes: Antwerpen, em holandês; e Anvers, em francês.

Maior cidade da Bélgica, Antuérpia tem uma população estimada em mais de um milhão de habitantes em sua região metropolitana. É também a localidade mais importante do Flandres (influência holandesa).

A primeira referência da urbe flamenga, e que já indica as belezas que estão por vir ao viajante, é justamente sua estação ferroviária. Sem dúvida, uma das mais bonitas da Europa. Bem próximo, um bairro só com lojas de diamantes e, em uma das saídas, a rua Meir, a principal via de acesso à parte histórica da cidade e à grande zona comercial. É só seguir o fluxo...

Parte histórica, aliás, que cresceu em torno de duas das grandes atrações da cidade, a "Grote Markt" e a "Catedral de Nossa Senhora".




O belo edifício da Estação Ferroviária de Antuérpia.


Antuérpia, é bom que se diga, é terra de um dos maiores pintores de todos os tempos: Peter Paul Rubens (1577-1640) . Grande nome do estilo barroco, Rubens têm obras magnificas expostas na Catedral da cidade ( as duas principais são "O Erguimento da Cruz", de 1610 e "A Descida da Cruz", de 1611-1614), sendo ainda motivo de reverência com estátua em praça local e referência de um dos maiores atrativos turísticos locais, a casa onde viveu (a "Rubenshuis" ou, em bom português, a "Casa de Rubens").

A Estátua de Rubens e a Catedral ao fundo.

"A Descida da Cruz", de Rubens.
Exposta na Catedral de Nossa Senhora em Antuérpia. 

A "Rubenshuis", localizada na Wapper Square, foi casa e atelier do grande pintor Rubens nos seus últimos trinta anos de vida (de 1610 a 1640). Hoje, restaurada, a casa tem como atrativos o "Atelier de Rubens", onde ele pintou cerca de 2.500 quadros; o "Pórtico Barroco", original e desenhado por Rubens;  e a "Kunstkamer", galeria de arte com alguns esboços produzidos pelo grande pintor.

Dentre os outros inúmeros atrativos da maravilhosa cidade dos Flandres, além dos já descritos acima, destacam-se ainda": o Castelo "Steen";  a "Market Square" , com a famosa estátua "De Brabofontein" (foto acima); a "Praça Verde" ("Groenplatz"), com a estátua de Rubens;  e o principal museu da cidade, o "Koninklijk Museum voor Schone Kunsten".

O Steen merece um destaque especial. Trata-se de um monumento tão antigo quanto a cidade. Já foi motivo de lenda - suposta casa do gigante Antigoon, aquele que cobrava pedágio no rio ; já também foi destruído pelos vikings, oito séculos depois de Cristo; e, foi usado, no século XVIII, como prisão.


O Steen, um dos símbolos máximos de Antuérpia. 
Para quem gosta de museus, o Koninklijk tem três obras consideradas de primeira linha: a "Santa Bárbara", de Jan Van Eyck; a 'Adoração dos Magos de Pieter Paul Rubens" e a "Mulher a Passar Ferro", de Rik Wouters.

A cidade ainda tem outros museus, como o "Mayer Van den Bergh" (coleção de artes e curiosidades - Van der Bergh era um colecionador entusiasmado), o Museu do Diamante  e o "Museu Voor Hedendaagse Kunst Antwerpen" (de arte contemporânea).

Elegante, estilosa. A Antuérpia de Rubens é um destino imperdível na Bélgica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário