sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

TURCOMENISTÃO

Bandeira do país.


Bandeira do Turcomenistão. 
Bandeira adotada em 24 de janeiro de 2001. 

As cinco estrelas representam as regiões do país (Ahal, Balkan, Dasoguz, Lebap e Mary). O verde é a cor do país. A ornamentação representa os desenhos dos cinco tipos de carpetes do país.



Mapas e localização do país.


Mapa do Turcomenistão. 


Localização do Turcomenistão na Ásia Central.

Dados do país


Continente: Ásia Central.

Capital: Ashgabat (Asgabate).

Cidades principais:  Turkmenabat, Dasoguz, Mary, Balkanabat, Bayramali.

Língua: Turcomeno.

Moeda: Manat Turcomano.

População:  5 milhões de habitantes.

Atrações turísticas principais: Cratera "Porta do Inferno", também chamada de "Cratera de Darvaz" (Deserto de Karakum); Merv Antiga; Mesquita de Gurbanguly Hajji; Ruínas de Gonur-Tepe; Nisa; Kunya-Urgench; Dehistan/Mishirian; Reserva Natural Kugitang;  Reserva Natural Badhyz; Reserva Natural Syunt Hasardag; Koytendag; Reserva de Biosfera Repetek; Reserva Natural Amudarya; Reserva Natural Hazar; Rota da Seda no Turcomenistão. 

Porta do Inferno, fotografada por Tormod Sandtorv (CC BY - SA 2.0)


Patrimônios Mundiais da UNESCO:  

Merv Antiga (1999).

Merv.  CC BY-SA 2.0 . Por Peretz Partensky from San Francisco, USA

 Kunya-Urgench (2005)

 
Kunya - Urgench. Por Hergit  CC BY-SA 3.0


 Nisa (2007).

Nisa. Por Bjørn Christian Tørrissen - http://bjornfree.com/, CC BY-SA 4.0

Melhor época para visitação: abril/maio/setembro/outubro.

Site: http://www.lonelyplanet.com/turkmenistan

Atualidades: Ex-república socialista soviética, o Turcomenistão, independente deste 1991, foi governado, da independência até 2006, pelo presidente vitalício  Saparmyrat Nyyazow (1940-2006), apelidado de "O Pai de Todos os Turcomanos". O regime era extremamente fechado, o que tornou o país pouco conhecido internacionalmente, embora seja parte da histórica "rota da seda".  O presidente pós Nyyazow, Gurbanguly Berdimuhammedow, parece manter o mesmo estilo de governar do antecessor. Notícias dão conta de que o governo exerce controle sobre a internet. 

Curiosidades: A Porta do Inferno é a atração mais curiosa do país. Trata-se de uma cratera com 60 metros de diâmetro e 20 metros de profundidade, que está em chamas desde 1971. A cratera surgiu a partir de escavações dos soviéticos em busca de petróleo e gás natural. A partir disso, e como a cratera estava cheia de gases tóxicos, os soviéticos resolveram queimá-la. O fato é que a cratera continua queimando, indefinidamente. Corrente minoritária de pesquisadores afirma, em desacordo com essa teoria, que a formação é natural. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário