sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Viajando pelas Curiosidades - AS TRUFAS TOSCANAS

A região da Toscana, na Itália, é prodigiosa em belas paisagens naturais, em bons vinhos e na ótima gastronomia. Mas também tem muitas curiosidades. E uma delas chama  a atenção: são as valiosas trufas toscanas, notadamente as brancas (sem esquecer as negras, claro).

A trufa, ou tartufi (em italiano), é um fungo subterrâneo, não cultivado, encontrado em poucos lugares da Itália - além de San Miniato, na Toscana, é procurada também na Umbria (região vizinha da Toscana) e Piemonte (região cuja principal cidade é Turim).

A título de curiosidade, e conforme já ressaltado acima, as trufas, que crescem em bosques de carvalhos, vêm em duas versões: a "bianco" (branca, mas com tom amarelado, com cheiro mais sedutor) e a "nero" (negra, tom aveludado).

Mas o mais interessante, e que faz de San Miniato um ponto turístico, é justamente a sua caça.

A caça às trufas subterrâneas acontece no período que vai do fim de setembro a meados de dezembro. É realizada por um cão farejador (supervalorizado por conta disso!) e um "tartufaio" (caçador de trufas). Obviamente, os caçadores não contam os segredos da caça e os passeios são restritos - é necessário reservá-los, notadamente através de pacotes ou então conhecer a pessoa certa para indicar. Aliás, os cãezinhos normalmente não ficam satisfeitos com a grande presença humana, já que normalmente fazem o serviço de maneira solitária. 

Vale dizer ainda que os caçadores, após encontrar a trufa farejada, enfiam na terra um instrumento de uma maneira suave, para que a jóia não seja danificada. Um trabalho meticuloso, desde o farejamento do cão até o resgate da jóia.

Valorizadíssimo, o quilo da trufa vale 3.000 euros. Uma preciosidade enterrada em terras italianas.

Com um sabor sutil, as trufas acompanham pratos e servem como tempero. O prato mais clássico de todos com trufas é o "espaguete na manteiga salpicado com 10 g de tiras de trufas". Em San Miniato mesmo é possível saborear a iguaria, celebrada de diversos modos criativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário