sábado, 26 de outubro de 2019

CIDADES ESPETACULARES - ÁVILA, ESPANHA

A Cidade da Muralha. Terra de Santa Tereza de Jesus. Ávila, oficialmente "Ávila de Los Cabaleros", é a capital da província de mesmo nome, a mais alta da Espanha (a cidade está a 1.131 metros de altitude). O Conjunto "Centro Histórico" e "Igrejas Extra-Muros" é patrimônio mundial cultural pela UNESCO desde 1985. 

A bela Ávila.

É uma belíssima cidade medieval, cuja característica mais marcante é mesmo a sua muralha, espetacularmente preservada - dizem que é a mais preservada do continente europeu e, realmente, não me recordo de conhecer nenhuma tão impressionante. Tem 2 km de extensão, 9 portões, 88 torreões e 4 lados. Dos 4 lados, três são com declive acentuado, o que não tornava necessário fortificar ainda mais; o mesmo não se pode dizer do lado oriental, que precisou ser ainda mais fortificado por ser mais plano. É lá também que está a parte mais antiga da cidade e o portão de São Vicente, que dá as boas-vindas aos turistas já maravilhados com essa beleza arquitetônica medieval.

A bela muralha de Ávila.

As atrações da cidade, além da magnífica muralha, resume-se em mais dois pontos importantes: a Basílica de São Vicente e o Convento de Santa Tereza, localizado numa bela praça com uma outra igreja. 

A Basílica de São Vicente, localizada próxima à já citada Puerta de San Vicente, é a mais bonita igreja local. Do século XI, incorporou dois estilos: o românico e o gótico. Destaque para o campanário e para o túmulo esculpido de São Vicente no interior. 


São Vicente.

O Convento de Santa Teresa nos remete à santa do mesmo nome, que viveu no local. Teresa de Cepeda y Ahumada (1515-1582), conhecida ainda como "Teresa de Jesus" e "Teresa de Ávila" é um dos maiores nomes da Igreja Católica em todos os tempos. Reformista e mística, fugiu de casa para se martirizar com os mouros, foi recuperada pela família e, após, virou freira. Atuou na Contra-Reforma. Escreveu obras densas, como "O Castelo Interior" e "O Caminho da Perfeição". Fundou, a partir de 1562, vários conventos pela Espanha, com seu fiel escudeiro São João da Cruz. A Ordem das Carmelitas Descalças é fruto de seu empenho. Hoje a santa dá nome até a um famoso doce local, "Yemas de Santa Teresa".

Região onde viveu Santa Tereza. Igreja e convento. 

Um comentário:

  1. Bom dia, Carlos!
    Linda postagem! Gostei demais!
    Quanta história, quanta maravilha!
    A muralha, realmente, impressiona!
    Parabéns, por mais essa etapa!
    Forte abraço, da
    Mari

    ResponderExcluir