domingo, 14 de abril de 2019

LUGARES ESPETACULARES - CIRENE, LÍBIA

Inscrita como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1982, Cirene, na Líbia, é hoje um sítio arqueológico em perigo, devido à instabilidade política daquele país do norte da África.

A cidade antiga de Cirene foi colônia dos gregos de Thera (hoje Santorini), sendo uma das principais cidades do mundo helênico. Foi romanizada e conservou-se como cidade importante até o grande terremoto de 365, que a destruiu. 

Templo de Zeus em Cirene (externo). Foto: domínio púlblico/Wikimedia Commons

Templo de Zeus (aspecto interno). Foto: domínio púlblico/Wikimedia Commons

Pórtico de Hermes, em Cirene. Foto: domínio púlblico/Wikimedia Commons


Ágora de Cirene. Foto: domínio púlblico/Wikimedia Commons


Teatro (Odeon) de Cirene. Foto: domínio púlblico/Wikimedia Commons

Templo de Apolo em Cirene. Foto: domínio púlblico/Wikimedia Commons
Cirene é terra de um importante filósofo grego, Aristipo (435 a.C - 356 a.C), que era conhecido também por "Aristipo de Cirene".  Discípulo de Sócrates, foi o primeiro filósofo a ser remunerado. Fundou a "Escola Cirenaica" (ou "Hedonista"), a qual pregava que o prazer era o bem supremo. Além de Aristipo, outros filósofos e cientistas surgiram nessa cidade, podendo ser citados Carméades de Cirene, Lácides de Cirene (Séc. III a.C - 205 a.C) e o astrônomo Eratóstenes (276 a.C- 194 a.C), este último que calculou a circunferência da Terra.

Há, também, várias menções à Cirene na Bíblia, sendo de se destacar a citação de Simão de Cirene, que, segundo o Evangelho de Marcos, carregou a cruz de Cristo até o gólgota (colina em que Jesus foi sacrificado).

Hoje a região oriental da Líbia é chamada de "Cirenaica", também devido à essa cidade.  

Redescoberta no século 18, hoje é um sítio arqueológico belíssimo, próximo à vila de Xaate, que causa preocupação quanto à sua conservação, conforme já mencionado acima.

Um comentário: