sábado, 7 de abril de 2018

LISBOA: O "TOUR BENFICA"

Lisboa tem o fado, suas ladeiras, bairros altos, o Castelo de São Jorge, os pasteis de nata (e o de Belém, claro).  Além de tudo isso, a capital portuguesa tem o futebol em seu DNA: são três tradicionais clubes na cidade - o Benfica, o Sporting e o Belenenses. Desses, o mais vitorioso e com maior torcida é o "Sport Lisboa e Benfica" (o nome deriva da junção de dois clubes, o Sport Lisboa e o Sport Clube de Benfica), mais conhecido como "Benfica". 

Fundado em 28 de fevereiro de 2004, o Benfica ecoa tradição. Para se ter uma ideia da força do clube, são mais de 150.000 sócios. Os torcedores, por conta da cor vermelha da camisa, são chamados de "encarnados".

O Estádio da Luz (ou ainda "Catedral", ou "Inferno da Luz") tem capacidade para 65.000 pessoas e é um dos mais bonitos da Europa. É nele que se conta toda a história do glorioso clube português, campeão daquele país em 36 oportunidades e duas vezes campeão europeu (1961 e 1962).  Os títulos europeus, diga-se, evocam a era de ouro do Benfica, os anos sessenta, com um timaço comandado por Eusébio e recheado de outros craques como Coluna, Simões, José Águas e José Torres.

O belíssimo Estádio da Luz em Lisboa.
O Tour Benfica (todos os dias, das dez da manhã às seis da tarde, tours guiados a cada 20 minutos, 17,50 euros para adultos, incluindo estádio e museu, demais preços no site), notadamente o completo, vale a pena. É impressionante a estrutura do clube, tanto do estádio em si como do fabuloso museu (que alguns não visitam, mas é imperdível). 

As explicações do guia são em português e inglês. Começa com uma breve explanação das origens do Estádio e se visita a parte superior das arquibancadas. Dali é possível tirar fotos bonitas do estádio e observar sua grandeza.

A parte superior das arquibancadas do Estádio da Luz.
Depois  chega-se no vestiário, na sala de imprensa (lugar onde se pode tirar fotos divertidas, como se estivéssemos dando entrevistas) e perto do gramado, indo na parte de baixo, por onde entram os jogadores. Ali também é possível observar a águia, o símbolo do clube, que voa em todos os jogos. 

Dando uma "coletiva"...


O vestiário.

Entrando em campo.

A Águia, símbolo do Benfica.

No gramado não se pisa...
O Museu Benfica Cosme Damião, por sua vez, conta toda a história do Benfica. E mais, conta a história do Benfica em conexão com a história portuguesa. Um belíssimo conjunto com tudo que se refere ao clube: taças, objetos valiosos, maquetes, homenagens aos grandes ídolos, peças filatélicas, entre outros itens. Além disso, há um vídeo que mostra toda a força do clube e de sua torcida. Imperdível para quem vai ao Estádio e gosta de futebol.

O Museu Cosme Damião.

A história em fatos e taças.

A bela Taça de Portugal.

Belos painéis compõem o museu.

As duas taças da Liga dos Campeões da Europa do Benfica - 1961 e 1962.

A famosa "orelhuda", a taça da Liga dos Campeões da Europa.

O Benfica em selos.

Benfica sempre homenageado nos selos e envelopes portugueses.
A gloriosa camisa encarnada.

A torcida encarnada exibida no telão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário