terça-feira, 18 de abril de 2017

EIRE E ULSTER!

A Ilha da Irlanda é um dos destinos mais fascinantes do mundo. Além da comentada hospitalidade característica dos nativos da ilha, a Irlanda encanta pelas soberbas belezas naturais. Mas, importante fazer a diferenciação: existem duas Irlandas- a "República da Irlanda" (ou "Eire") e a "Irlanda do Norte" (ou "Ulster").

A Irlanda (República da Irlanda, Eire) e a Irlanda do Norte. 

A República da Irlanda, ou Eire (nome do país em irlandês), possui a maior fração territorial da ilha irlandesa. É independente do Reino Unido e tem como capital Dublin. É formada por 26 (vinte e seis) condados, sendo três da antiga província do Ulster. A maioria da população é católica, demonstrando assim independência e autonomia em relação à coroa britânica. Independência que, como ato político, foi declarada em 1916, mas reconhecida somente em 1922. 

Bandeira da República da Irlanda (Eire). 

A bela Catedral de Galway, na Irlanda. Foto: Wikimedia Commons  CC BY-SA 3.0.

Já a Irlanda do Norte, cuja capital é Belfast, faz parte do Reino Unido, juntamente com Inglaterra, País de Gales e Escócia. Muitas pessoas chamam a Irlanda do Norte de Ulster, embora isso seja parcialmente correto, já que realmente a Irlanda do Norte tem seis condados da antiga província do Ulster em seus domínios; no entanto, outros três, como dissemos anteriormente, estão sob os domínios da República da Irlanda. Assim, boa parte do antigo Ulster, mas não a totalidade,  está dentro da fronteira norte-irlandesa (seis dos nove condados). 

Bandeira da Irlanda do Norte (evoca o Ulster).  
Não é mais utilizada oficialmente. 

A Calçada do Gigante na Irlanda do Norte. Foto: WC CC BY-SA 3.0

A população da Irlanda do Norte, vale dizer, é, na maioria, protestante, por influência de colonos ingleses e escoceses que estiveram por ali séculos atrás - o chamado "período dos assentamentos", que teve início durante o reinado de Jaime I (1567-1625), principalmente no século XVII.

Hoje, a situação é mais pacífica entre protestantes e católicos, mas já houve época em que o IRA (Irish Republican Army, ou Exército Republicano Irlândes), braço armado dos católicos, juntamente com o Sinn Fein, o braço político, lutaram pela união entre a Irlanda do Norte e Irlanda, ou seja, pela independência da parte norte da Irlanda em relação à Inglaterra. O IRA, durante muitas décadas, promoveu atentados em busca de seus objetivos, sendo a luta armada travada contra exércitos organizados defensores do Ulster (os chamados "Unionistas"). Em um desses trágicos encontros, na cidade de Derry (hoje "Londonderry"), 14 católicos foram mortos no dia que foi considerado o "Domingo Sangrento"(30 de janeiro de 1972). A música "Sunday Bloody Sunday", da banda irlandesa U2, faz referência a esse trágico episódio.

Depois de muitas lutas, firmou-se o "Acordo de Belfast" ou "Acordo de Sexta-Feira Santa", em 10 de abril de 1998, no qual definiu-se pelo compartilhamento de poder entre protestantes e católicos naquele país e uma maior autonomia da Irlanda do Norte, inclusive com a formação de uma assembleia legislativa e a possibilidade de sempre definir seu futuro político por meio de seus próprios cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário