domingo, 22 de janeiro de 2017

ANDORRA

Bandeira do país

A bandeira andorrana, com a inscrição "a força unida é mais forte".

A bandeira foi adotada por Andorra em 27 de agosto de 1971. As cores da bandeira refletem a dependência de Andorra, principalmente na questão da segurança, para com a Espanha e França - o azul e vermelho são referência à França; o amarelo e vermelho, à Espanha. 

O brasão do país tem a inscrição em latim "virtvs vnita fortior", que quer dizer "a força unida é mais forte". No primeiro quadrante do brasão (esquerda, alto), temos o símbolo dos Bispos de Urgel; ao lado, a referência é a comunidade francesa de Foix. Abaixo, temos a representação da catalunha (faixas em amarelo e vermelho, esquerda) e, à direita, o brasão de armas de Béarn, comuna francesa, com duas vaquinhas representadas.


Mapas do país





Dados do país

Nome completo do país: Principado de Andorra.

Nome do país: Andorra.

Continente:Europa. Está localizada no sudoeste europeu, entre França e Espanha, nos Pirineus.

Capital:Andorra La Vella (23.000 habitantes -2014)

Andorra La Vella, foto de Tiia Monto, CC BY-SA 3.0, Wikimedia Commons.
Cidades principais: Andorra La Vella (23.000); Escaldes-Engordany (14.000); Sant Juliá de Loria (7.500); Encamp  (7.493);  La Massana (4.985); Santa Coloma; Ordino; El Pas de La Casa; Canilo; Arinsal.

Língua:Catalão (oficial). Outras: Francês, Castelhano, Português.

Religião:Católica Apostólica Romana.

Moeda:Euro.

População: 85.660 habitantes (2016).

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): Muito elevado (34º do mundo).

Atrações turísticas principais:  Estação de esqui de Vallonord, Igreja de Sant Esteve; Igreja de Sant Miquel d´Engolasters; Casa de Areny Plandolit; Igreja Sant Joan de Caselles; Lago de Engolasters; Santuários de Meritxell (antigo - que foi queimado - e novo); Igreja de Sant Marti de La Cortinada; Igreja de Sant Clement de Paul; Coma Pedrosa (Parque); Igreja de Sant Roma de Les Bons; Santa Coloma d´Andorra;   Pico de Medécourbe (marca o ponto da tríplice fronteira Andorra, Espanha e França). 


Antigo Santuari vell de Meritxell em Andorra. Foto de Maria Rosa Ferre ,  CC BY-SA 2.0, WC


Patrimônios Mundiais UNESCO:  Um.

Vale Madriu - Perafita-Claror (2004). Patrimônio Cultural. A paisagem cultural do vale Madriu-Perafita-Claror oferece uma perspectiva microscópica de como as pessoas têm colhido os recursos do Alto Pirineus ao longo de milênios. Suas paisagens glaciais e geleiras, com altas pastagens abertas e vales arborizados íngremes, cobrem uma área de 4.247 hectares, 9% da área total do principado. O local também reflete as mudanças climáticas, a fortuna econômica e os sistemas sociais, assim como a sobrevivência do pastorialismo e de uma forte cultura montanhosa. Também reflete a existência de um sistema de propriedade comunal que remonta ao século XIII.

Por Ferran Llorens - Flickr: Vall del Madriu-Perafita-Claror 60, CC BY-SA 2.0, WCommons.  

 Dados geográficos/políticos/econômicos/sociais do país:

1. Andorra limita-se ao sul e a oeste com a província espanhola de Lérida, e ao norte e a leste com os departamentos franceses de Ariège e Pireneus Orientais, a meio caminho entre Barcelona (Espanha) e Toulouse (França). 


2. Encravado nos montes Pirineus Orientais, a quase 3 mil metros de altitude, o país recebe mais de 3 milhões de visitantes por ano. Outra fonte de receitas do principado são as transações financeiras.

3. A influência da Catalunha, região espanhola com a qual faz fronteira, reflete-se na culinária e na língua – o catalão é o idioma oficial. Aliás, o país é o único que tem o catalão como idioma oficial.

4. Por sete séculos, Andorra permanece sob a suserania de seus vizinhos, dominada pelo chefe de Estado francês e pelo bispo de Urgel (Espanha). Em 1993, a população aprova em plebiscito a independência.

5. Andorra tem 93 % de sua população cristã. Desses, a maioria é católica. 


6. Nos esportes, Andorra tem a sua força no esqui. Há ainda certa tradição no hoquéi sobre patins. O futebol é péssimo - a seleção nunca se classificou para uma Copa do Mundo ou mesmo Eurocopa e registra apenas uma vitória em jogos oficiais em toda a sua história.

História do país: 

1.  De 1278 a 1993, ou seja, por 715 anos, os andorranos viveram sob o governo de um coprincipado, com líderes franceses (Foix) e espanhóis (Bispos de Urgel).  A partir de 1607, mais especificamente, eram o Chefe de Estado Francês e o Bispo de Urgel.

2. Em 1993, foi introduzida uma moderna constituição, sendo os coprincípes hoje chefes de estado, ao mesmo tempo em que se instituiu uma democracia parlamentar. 

3. Andorra tornou-se um destino turístico popular, visitado por cerca de 10 milhões de pessoas por ano, atraídos por esportes de inverno, clima de verão e shopping ao estilo "duty-free". Andorra também se tornou um centro financeiro internacional devido à maturidade do setor bancário e os baixos impostos. Embora não seja um membro da União Europeia, o país adotou o euro como sua moeda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário