domingo, 27 de novembro de 2016

AKROTÍRI, A CIDADE ENGOLIDA PELA LAVA VULCÂNICA EM SANTORINI!

Santorini é, de fato, a ilha grega mais bela. E tem sua existência geológica atrelada à origem vulcânica. E, dentre as inúmeras atrações locais ligadas ao vulcão, uma se destaca no quesito "sítio arqueológico": é Akrotíri, a cidade engolida pelas cinzas vulcânicas há 3.500 anos (17 séculos a.C) e que tem origem pré-histórica. 

O belíssimo e bem cuidado sítio arqueológico de Akrotíri, em Santorini.
A "cidade engolida" foi descoberta pelo professor Spyridon Marinátos (1901-1974), após escavações, no ano de 1967. O curioso é que Marinátos, segunda uma das versões, morreu justamente em acidente no próprio sítio arqueológico, no ano de 1974, após um colapso de uma parede sobre si (a outra é de que tenha morrido por derrame).



A sociedade que vivia em Akrotíri era considerada avançada para a época. A cidade tinha um sistema de drenagem bastante inteligente, prédios e construções bem feitas, o que demonstra uma prosperidade pouco vista naquela época anterior ao nascimento de Cristo.

Vale destacar os seguintes pontos em Akrotíri: a Casa das Três Senhoras, o Complexo Delta, Xeste 3 e Xeste 4.

A entrada do sítio arqueológico.




Passarelas permitem observar as ruínas arqueológicas de Akrotíri.


Além das escavações, outra descoberta importante em Akrotiri foram seus afrescos, sendo o mais conhecido "O Jovem Pescador" que, atualmente, encontra-se em exposição no consagrado "Museu Arqueológico de Atenas".  Além desse, outro que merece destaque é o que mostra dois rapazes em luta, chamado "Os Jovens Boxeadores", também exposto no Museu Arqueológico ateniense.

O Jovem Pescador.

Ao contrário do ocorrido em Pompeia, na Itália, que foi consumida pelo Vesúvio e teve muitas pessoas achadas com o corpo quase intacto, em Akrotíri não  foram encontrados corpos de pessoas ou mesmo animais, o que sugere que tenham escapado da fúria da natureza.

Achados arqueológicos de Akrotíri, além de exibidos no museu arqueológico ateniense, estão exibidos também no Museu Pré-Histórico de Thera.

Serviço

Akrotíri.

Horários

Aberto no inverno (de novembro a março, geralmente): terças aos domingos, de oito da manhã às três da tarde. Fechado às segundas.

No verão (abril a agosto), todos os dias, das oito da manhã às oito da noite.

Em setembro, todos os dias, das oito da manhã às sete da noite.

Ingressos

12 euros (inteiro); 6 (meia).

Existem ingressos "full tickets", válidos para vários museus, com preço bem melhor: 14 euros, para 4 dias - Archaelogical Sites and Museum in Thera ,Ancient Thera, Akrotiri, Archaeological Museum, Museum of Prehistoric Thera, Collection of Icons and Ecclesiastical Artefacts at Pyrgos.

Dias em que a entrada é gratuita: 6 de março (em memória de Melina Mercouri); 18 de abril (Dia dos Monumentos Internacionais); 18 de maio (dia dos museus internacionais); o último fim de semana de setembro anualmente (Dia da Herança Europeia); Feriados Nacionais; 28 de outubro; 25 de março; todo primeiro domingo de novembro até março.

AFEGANISTÃO

Bandeira do país 

A bela bandeira afegã.

Mapas do país

 
Mapa do Afeganistão, com a capital e várias cidades.



 
A localização do Afeganistão na Ásia. Fronteira com vários países. 


Dados do país

Continente: Ásia (Ásia Central).  

Área: 652.230 km quadrados (41º do mundo). 

Fronteiras: China (91km), Irã (921 km), Paquistão (2.670 km), Tadjiquistão (1.357 km), Turcomenistão (804 km) e Uzbequistão (144 km). 

Litoral: sem litoral. 

Clima: árido ou semiárido; invernos frios e verões quentes. 

Pontos extremos (mais baixo e mais alto): Amu Darya (258 m) e Noshak (7.485 m). 

Recursos naturais: gás natural, petróleo, carvão, cobre, cromita, talco, barites, enxofre, zinco, minério de ferro, sal, pedras preciosas e semipreciosas, terra arável. 

Perigos naturais: Terremotos de grande magnitude nas montanhas Hindu Kush, inundações, secas. 

Nacionalidade: afegã. (adjetivo --> afegão).









Capital: Cabul.

Cidades principais: Cabul, Herat, Qandahar, Mazer-e-Sharif.

Língua:  dari, pashtun (oficiais).

Religião: Islamismo (99,8%) - Sunitas 84,7 a 89,7% e xiitas de 10 a 15%. Outras: 0,3% (2009).

Moeda: Afegane.

População:  32.564.342 (2015). 

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): Baixo. 171º (2015). 

Atrações turísticas principais:   Bamyian, Jam (Minarete), cidade de Herat, cidade de Balk (ex-Bactria), Band-e-Amir, Bagh-e-Babur. 


Band-e-Amir, no Afeganistão, já tentou, sem sucesso, ser reconhecida pela UNESCO.


Patrimônios Mundiais UNESCO:  Dois são os Patrimônios Mundiais.


Minarete e Vestígios Arqueológicos de Jam (2002). Patrimônio Cultural. O Minarete de Jam tem 65 metros de altura e foi construído no século XII. Localizado no distrito de Shahrak, província de Ghur.  Está listada pela UNESCO como patrimônio cultural em perigo.

Minarete de Jam, no Afeganistão. Por david adamec

 Paisagem Cultural e Vestígios Arqueológicos do Vale de Bamiyan (2003). Patrimônio Cultural.  Área que contém vários monastérios e santuários budistas, Bamiyan representa um desenvolvimento artístico e religioso entre os séculos I e XIII. O lugar ficou famoso no mundo pela destruição das duas maiores estátuas de Buda do mundo, pelos Talibãs, no ano de 2001.  As estátuas tinham a marca da escola de arte Gandhara. Está listada pela UNESCO como patrimônio cultural em perigo.

Bamyian. Nesse local estava um dos Budas Gigantes destruído pelos Talibãs.

Melhores meses para visitação: abril e outubro.

Dados geográficos/políticos/econômicos/sociais do país:

1.O Afeganistão é um histórico ponto de encontro entre etnias. Atualmente, quatro se destacam: pashtuns, tadjiques, hazarás e uzbeques.  A etnia pashtun responde por 42% da população; tadjiques são 27%; e hazárás e uzbeques são 9% cada.  Outras etnias são 13%.

2.  O país é uma república presidencialista, composta por 34 províncias. 

3. O poder legislativo do país é bicameral - a "Câmara dos Representantes" conta com 249 membros, ao passo que a "Casa dos Anciãos" tem 102. 

4. A independência do país em relação ao Reino Unido foi declarada em 8 de agosto de 1919, mas reconhecida só em 19 de agosto do mesmo ano.

5. Em 1979, a população do país era de pouco mais de 13 milhões de habitantes. Em 2013, superou a casa dos 31 milhões de habitantes. 

6. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país é baixo. 

7. A etimologia do termo "Afeganistão" indica "lugar de afegãos". Isso porque "istão" é indicativo de lugar, enquanto "afegão" designa as pessoas pashtuns, que constituem a maioria étnica do país.

8. País extremamente pobre, o Afeganistão depende da agricultura em termos econômicos - a papoula, matéria-prima do ópio, é o principal produto. 

História do país:

1. As primeiras civilizações surgiram 2,5 mil anos a.C. 

2. A região onde está o Afeganistão integrou o Império Persa de Dario I, 500 a.C.  Um século mais tarde é ocupada por Alexandre, o Grande, da Macedônia. Alexandre funda a cidade de Alexandrópolis (hoje Qandahar) e difunde a cultura helenística. 

3. No século II a.C, povos de origem celta estabeleceram o "Império Kushana", responsável pela introdução do budismo e por sua entrada na China.

4. Depois de Cristo, a região é integrada ao Império Persa Sassânida, do século III ao século VII. 

5.  No século XII, inicia-se o domínio mongol, sob a batuta de Genghis Khan (1155-1227). O domínio se estendeu até o século XVI. 

6. Em 1747, o monarca Ahmad Shah Durrani unifica a região e funda dinastia que é posta sob a tutela inglesa entre 1880 e 1919.

7. Em 1919, é proclamada a independência do país. 

8. Em 1973, o ex-Primeiro Ministro Daud Khan, partidário da URSS, derruba o rei Mohammed Zahir Shah e proclama a república.

6.  Em 1978, Daud Khan é deposto por militares. Um regime comunista é instaurado, sob forte oposição de guerrilheiros islâmicos.

7.  Em 1979, tropas soviéticas invadem o Afeganistão, mas são derrotadas por combatentes islâmicos, os "mujahedins", armados e apoiados por EUA, Irã e Paquistão.

8. A URSS se retira em 1982 e o governo pró-Moscou renuncia em 1992. 

9. Entre a derrocada do regime comunista e a entrada do Talibã, um conselho de notáveis formado por líderes tribais, religiosos e anciãos instalam um governo islâmico moderado, mas o poder de fato fica com chefes militares regionais corruptos (os "senhores da guerra") e bandos armados.

7.  Em 1995, a milícia islâmica Talibã ganha poder no país, conquistando a capital, Cabul, em setembro de 1996. A partir do mesmo ano, os talibãs dão abrigo e proteção à rede terrorista AL Qaeda. Em agosto de 1998, a milícia já domina 90% do território do país. 

8.  A ONU anuncia, em 1999, sanções contra o país.

9. Em 2001, os EUA responsabilizam Bin Laden e a Al Qaeda pelos atentados terroristas em território americano (Nova Iorque e Washington).  O líder do Talibã, mulá Mohammed Omar, não extradita Bin Laden. Assim, em outubro de 2001, os EUA iniciam a "Guerra ao Terror" e, juntamente com o Reino Unido, iniciam o bombardeio no Afeganistão. 

10. O regime do Talibã é vencido em 2001, com a recuperação, pela Aliança do Norte, das cidades de Cabul e Mazar-e-Sharif.

ALBÂNIA

Bandeira do país

Bandeira albanesa.

Mapas do país 


Mapa da Albânia, com as principais cidades. 
A Albânia na Europa.

Dados do país

Continente:Europa Oriental.

Capital:Tirana. 


Tirana, a capital albanesa.

Prédios coloridos, a marca de Tirana.

Cidades principais:    Tirana (421.286); Durres (115.550); Vlore (79.948); Elbasan (79.810); Shkoder (74.876).

Língua: Albanês, falado por 99 por cento da população. O governo reconhece ainda línguas minoritárias, como o grego e o macedônio.

Religião: Islamismo (61, 9 %), Catolicismo Apostólico Romano (15, 4%) e Ortodoxos (15%). Ateus e agnósticos são 6, 3%.

Moeda:Lek.

População: 3.038.594(julho/2016).

Ìndice de Desenvolvimento Humano (IDH): Alto. 85º no mundo.  

Atrações turísticas principais: Berat; Gjirokastra; Tirana; Durres (e seu anfiteatro);Região de Ohrid; Cidade Antiga de Apollonia; Túmulos Reais de Selca e Poshtme. 


Anfiteatro de Durres.

Patrimônios Mundiais UNESCO: Dois - Butrint e Centros Históricos de Berat e Gjirokastra.

Butrint (1992). Patrimônio Cultural.  Butrint já foi cidade grega, colônia romana e bispado.  Teve também um período de prosperidade na era bizantina, foi ocupada por venezianos e abandonada na Idade Média. As ruínas são uma síntese de todos esses períodos.


Teatro de Butrint. By Geoff Wong , CC BY 2.0, Wikimedia Commons.


Butrint, By Photo: Marcin Konsek,  Wikimedia Commons, CC BY-SA 4.0.


Batistério de Butrint. By Valerie M,  CC BY 2.0, Wikimedia Commons.

Centros Históricos de Berat e Gjirokastra (2005). Patrimônios culturais. 

Berat e Gjirokastra são exemplos de arquitetura otomona.

Berat, a cidade mais antiga da Albânia, localizada no centro da Albânia, testemunhou a coexistência de diversas religiões e comunidades culturais. A cidade conta com um castelo (chamado "Kala"), inúmeras igrejas bizantinas e mesquitas dos tempos do Império Otomano (que iniciou seu domínio na cidade em 1417).

Berat, por InaMyrtollari , CC BY-SA 4.0, Wikimedia Commons.

Gjirokastra, por sua vez, está localizada no sul da Albânia, junto ao rio Drinos. O destaque vai para as casas de dois andares, típicas do século XVII.  A cidade tem ainda um bazar, uma mesquita e duas igrejas do século XVIII. 

Gjirokastra, Albânia. Por Llukman Ibrahimi , CC BY-SA 4.0, Wikimedia Commons


As ruas de pedra de Gjirokastra.  Por Alessandro Giangiulio, CC BY 2.0, Wikimedia Commons

Dados geográficos/políticos/econômicos/sociais do país:

1. O país, embora seja um dos mais pobres da Europa, tem um índice de desenvolvimento humano (IDH) considerado alto, o 85º do mundo em 2015.

2. A etnia albanesa está espalhada por muitos países dos Balcãs. Além de ser 95% da população na própria Albânia, há 93% de albaneses na população do Kosovo e 25% na população da Macedônia.  Há, ainda, albaneses na Grécia, na Sérvia e em Montenegro.

3. Desde 1878 existe um projeto político para a formação do Estado chamado "Grande Albânia". Ele seria formado por Albânia, Kosovo e partes da Macedônia, Grécia, Sérvia e Montenegro. A OTAN é contrária à ideia, já que isso poderia tornar a região ainda mais instável.

4. A Albânia é uma república parlamentarista, constituída por 12 prefeituras, 36 distritos e 65 municipalidades.

História do país:   

1. A Albânia atual corresponde à antiga Ilíria, região ocupada por povos de origem indo-europeia a partir de X a.C. 

2. Em IV a.C, foi conquistada pelos macedônios. Posteriormente, pelos romanos em 168 a.C, até ser parte do Império Bizantino em 395. 

3. No século XV, a porção de terra correspondente à Albânia atual cai sob o poder dos turcos (Império Otomano), que converte a população ao islamismo, subjugando-a.

4. Em 1912, a Albânia declara sua independência do Império Otomano, após as "Guerras Balcânicas", ficando sob a proteção das grandes potências. O Kosovo, região de maioria albanesa, no entanto, fica sob o poder da Sérvia. 

5. Após breve período republicano, a Albânia transforma-se, em 1928, em monarquia, sob a tutela do rei Zog I. 

6. Em 1939 a Itália conquista a Albânia.

7. 1943: A Alemanha ocupa o país, durante a Segunda Guerra Mundial.

8. 1944: Os comunistas tomam o poder na Albânia, permanecendo até 1990. Sob a liderança de Enver Hoxha (1908-1985), foi instaurada uma ditadura, rompendo relações diplomáticas sucessivamente com diversos aliados: em 1948, com a Iugoslávia; em 1961, com a União Soviética; e, finalmente, rompe com a China em 1981.

9. Com a morte de Hoxha, em 1985, inicia-se a abertura política da Albânia, através do sucessor Ramiz Alia. Passou-se a admitir partidos oposicionistas ao governo e a liberdade de religião.

10.  Em 1992 foram realizadas as primeiras eleições multipartidárias no país, que conduziram Sali Berisha (1944-), do Partido Democrático da Albânia, ao poder.

11.  Em 1997, a falência de um esquema financeiro fraudulento (pirâmide), respaldado pelo Estado albanês, trouxe enormes prejuízos à população. Protestos em Tirana matam milhares de pessoas e as eleições são antecipadas, com vitória de Rexhep Mejdani, do Partido Socialista (ex-Partido Comunista).

12. Em 2009, o país se juntou à OTAN. 

13. Em junho de 2014, a Albânia colocou-se como candidata a juntar-se à União Europeia.