domingo, 15 de maio de 2016

TIMOR-LESTE

Bandeira do País



Bandeira do Timor-Leste.

 

A bandeira foi adotada em 20 de maio de 2002. 

O triângulo negro da bandeira timorense lembra os quatro séculos de opressão no país durante a colonização portuguesa. A seta amarela indica a luta pela independência e a esperança em uma prosperidade futura. O vermelho representa o sangue dos timorenses envolvidos nas batalhas pela liberdade do país, notadamente na que envolveu timorenses do leste e milícias pró-Indonésia em 1999. A estrela branca representa a paz.

Mapa do País






Dados do País

Continente: Ásia.

Capital: Dili.

Cidades principais: Dili, Same, Suai, Liquiçá, Aileu, Baucau, Lautém, Ainaro, Gleno, Bobonaro.

Língua: Português e Tétum.

Moeda: Dólar Americano.

População: 1.172.000 habitantes.

Atrações turísticas principais:  Cristo-Rei (Dili); Arquivo e Museu da Resistência Timorense (Dili); Mercado de Tais (Dili); Cemitério de Santa Cruz (Dili); Arte Moris (Dili); Ilha Jaco (Com); Catedral da Imaculada Conceição (Dili); Akrema (Atauro); Monte Ramelau.

Patrimônios Mundiais UNESCO:  Não há.

Melhor Época para visitação:  julho/agosto/setembro/outubro/novembro. De dezembro a abril é a estação chuvosa, com inundações (monções).

Curiosidades/fatos históricos: 

1. O Timor-Leste faz parte da ilha Timor, dividindo-a com o Timor Oeste (ou Nusa Tenggara Timur).  O país oriental abrange, além da porção principal (onde está a capital Dili), as ilhas de Atauro e Jaco e o Enclave de Oecusse.

2. A partilha da ilha foi efetivada em 1914, após a formalização da divisão por um tratado entre Portugal e Holanda em 1859. Os portugueses chegaram à ilha em 1520, colocando ali entrepostos comerciais; os holandeses, por sua vez, estabeleceram-se na porção oeste de Timor no século XVIII. 

3. Durante a Segunda Guerra Mundial, a ilha Timor foi ocupada pelos japoneses.

4. O Timor-Oeste, outrora ex-colônia holandesa, é, atualmente, província da Indonésia. A transferência da soberania da parte ocidental pela Holanda à Indonésia ocorreu em 1949.

5. O Timor-Leste foi colônia portuguesa até 1975, quando foi anexado pela Indonésia. 

6. Em 1999, foi realizado um referendo na província do Leste, no qual a maioria da população optou pela independência do país. Resultado que foi motivo de repressão e muitas mortes protagonizadas por mílica pró-Indonésia. 

7. De 1999 a 2002, a região do Timor-Leste foi administrada provisoriamente pela ONU, através da "Administração Provisória das Nações Unidas no Timor Leste" (Untaet) como transição para a independência. A ONU permaneceu, no país, até 2006.

8. A independência do país foi finalmente conquistada em 2002.  O primeiro presidente eleito foi Xanana Gusmão.

9. O catolicismo predomina na ilha - 84 por cento da população professa essa religião. 

10. O Produto Interno Bruto (PIB) do país é um dos menores do mundo.  A nação depende de ajuda internacional.

11. Mais de 80 por cento da população vive da agricultura. Vale destacar que o Mar do Timor possui petróleo, o que faz com que três quartos da economia do país vêm de recursos do petróleo e gás.

12. Timor-Leste integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), embora apenas dez por cento da população fale a língua. Quatro línguas são ouvidas no país: tetun, português, indonésio e inglês.