domingo, 27 de novembro de 2016

ALBÂNIA

Bandeira do país

Bandeira albanesa.

Mapas do país 


Mapa da Albânia, com as principais cidades. 
A Albânia na Europa.

Dados do país

Continente:Europa Oriental.

Capital:Tirana. 


Tirana, a capital albanesa.

Prédios coloridos, a marca de Tirana.

Cidades principais:    Tirana (421.286); Durres (115.550); Vlore (79.948); Elbasan (79.810); Shkoder (74.876).

Língua: Albanês, falado por 99 por cento da população. O governo reconhece ainda línguas minoritárias, como o grego e o macedônio.

Religião: Islamismo (61, 9 %), Catolicismo Apostólico Romano (15, 4%) e Ortodoxos (15%). Ateus e agnósticos são 6, 3%.

Moeda:Lek.

População: 3.038.594(julho/2016).

Ìndice de Desenvolvimento Humano (IDH): Alto. 85º no mundo.  

Atrações turísticas principais: Berat; Gjirokastra; Tirana; Durres (e seu anfiteatro);Região de Ohrid; Cidade Antiga de Apollonia; Túmulos Reais de Selca e Poshtme. 


Anfiteatro de Durres.

Patrimônios Mundiais UNESCO: Dois - Butrint e Centros Históricos de Berat e Gjirokastra.

Butrint (1992). Patrimônio Cultural.  Butrint já foi cidade grega, colônia romana e bispado.  Teve também um período de prosperidade na era bizantina, foi ocupada por venezianos e abandonada na Idade Média. As ruínas são uma síntese de todos esses períodos.


Teatro de Butrint. By Geoff Wong , CC BY 2.0, Wikimedia Commons.


Butrint, By Photo: Marcin Konsek,  Wikimedia Commons, CC BY-SA 4.0.


Batistério de Butrint. By Valerie M,  CC BY 2.0, Wikimedia Commons.

Centros Históricos de Berat e Gjirokastra (2005). Patrimônios culturais. 

Berat e Gjirokastra são exemplos de arquitetura otomona.

Berat, a cidade mais antiga da Albânia, localizada no centro da Albânia, testemunhou a coexistência de diversas religiões e comunidades culturais. A cidade conta com um castelo (chamado "Kala"), inúmeras igrejas bizantinas e mesquitas dos tempos do Império Otomano (que iniciou seu domínio na cidade em 1417).

Berat, por InaMyrtollari , CC BY-SA 4.0, Wikimedia Commons.

Gjirokastra, por sua vez, está localizada no sul da Albânia, junto ao rio Drinos. O destaque vai para as casas de dois andares, típicas do século XVII.  A cidade tem ainda um bazar, uma mesquita e duas igrejas do século XVIII. 

Gjirokastra, Albânia. Por Llukman Ibrahimi , CC BY-SA 4.0, Wikimedia Commons


As ruas de pedra de Gjirokastra.  Por Alessandro Giangiulio, CC BY 2.0, Wikimedia Commons

Dados geográficos/políticos/econômicos/sociais do país:

1. O país, embora seja um dos mais pobres da Europa, tem um índice de desenvolvimento humano (IDH) considerado alto, o 85º do mundo em 2015.

2. A etnia albanesa está espalhada por muitos países dos Balcãs. Além de ser 95% da população na própria Albânia, há 93% de albaneses na população do Kosovo e 25% na população da Macedônia.  Há, ainda, albaneses na Grécia, na Sérvia e em Montenegro.

3. Desde 1878 existe um projeto político para a formação do Estado chamado "Grande Albânia". Ele seria formado por Albânia, Kosovo e partes da Macedônia, Grécia, Sérvia e Montenegro. A OTAN é contrária à ideia, já que isso poderia tornar a região ainda mais instável.

4. A Albânia é uma república parlamentarista, constituída por 12 prefeituras, 36 distritos e 65 municipalidades.

História do país:   

1. A Albânia atual corresponde à antiga Ilíria, região ocupada por povos de origem indo-europeia a partir de X a.C. 

2. Em IV a.C, foi conquistada pelos macedônios. Posteriormente, pelos romanos em 168 a.C, até ser parte do Império Bizantino em 395. 

3. No século XV, a porção de terra correspondente à Albânia atual cai sob o poder dos turcos (Império Otomano), que converte a população ao islamismo, subjugando-a.

4. Em 1912, a Albânia declara sua independência do Império Otomano, após as "Guerras Balcânicas", ficando sob a proteção das grandes potências. O Kosovo, região de maioria albanesa, no entanto, fica sob o poder da Sérvia. 

5. Após breve período republicano, a Albânia transforma-se, em 1928, em monarquia, sob a tutela do rei Zog I. 

6. Em 1939 a Itália conquista a Albânia.

7. 1943: A Alemanha ocupa o país, durante a Segunda Guerra Mundial.

8. 1944: Os comunistas tomam o poder na Albânia, permanecendo até 1990. Sob a liderança de Enver Hoxha (1908-1985), foi instaurada uma ditadura, rompendo relações diplomáticas sucessivamente com diversos aliados: em 1948, com a Iugoslávia; em 1961, com a União Soviética; e, finalmente, rompe com a China em 1981.

9. Com a morte de Hoxha, em 1985, inicia-se a abertura política da Albânia, através do sucessor Ramiz Alia. Passou-se a admitir partidos oposicionistas ao governo e a liberdade de religião.

10.  Em 1992 foram realizadas as primeiras eleições multipartidárias no país, que conduziram Sali Berisha (1944-), do Partido Democrático da Albânia, ao poder.

11.  Em 1997, a falência de um esquema financeiro fraudulento (pirâmide), respaldado pelo Estado albanês, trouxe enormes prejuízos à população. Protestos em Tirana matam milhares de pessoas e as eleições são antecipadas, com vitória de Rexhep Mejdani, do Partido Socialista (ex-Partido Comunista).

12. Em 2009, o país se juntou à OTAN. 

13. Em junho de 2014, a Albânia colocou-se como candidata a juntar-se à União Europeia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário