domingo, 27 de novembro de 2016

AKROTÍRI, A CIDADE ENGOLIDA PELA LAVA VULCÂNICA EM SANTORINI!

Santorini é, de fato, a ilha grega mais bela. E tem sua existência geológica atrelada à origem vulcânica. E, dentre as inúmeras atrações locais ligadas ao vulcão, uma se destaca no quesito "sítio arqueológico": é Akrotíri, a cidade engolida pelas cinzas vulcânicas há 3.500 anos (17 séculos a.C) e que tem origem pré-histórica. 

O belíssimo e bem cuidado sítio arqueológico de Akrotíri, em Santorini.
A "cidade engolida" foi descoberta pelo professor Spyridon Marinátos (1901-1974), após escavações, no ano de 1967. O curioso é que Marinátos, segunda uma das versões, morreu justamente em acidente no próprio sítio arqueológico, no ano de 1974, após um colapso de uma parede sobre si (a outra é de que tenha morrido por derrame).



A sociedade que vivia em Akrotíri era considerada avançada para a época. A cidade tinha um sistema de drenagem bastante inteligente, prédios e construções bem feitas, o que demonstra uma prosperidade pouco vista naquela época anterior ao nascimento de Cristo.

Vale destacar os seguintes pontos em Akrotíri: a Casa das Três Senhoras, o Complexo Delta, Xeste 3 e Xeste 4.

A entrada do sítio arqueológico.




Passarelas permitem observar as ruínas arqueológicas de Akrotíri.


Além das escavações, outra descoberta importante em Akrotiri foram seus afrescos, sendo o mais conhecido "O Jovem Pescador" que, atualmente, encontra-se em exposição no consagrado "Museu Arqueológico de Atenas".  Além desse, outro que merece destaque é o que mostra dois rapazes em luta, chamado "Os Jovens Boxeadores", também exposto no Museu Arqueológico ateniense.

O Jovem Pescador.

Ao contrário do ocorrido em Pompeia, na Itália, que foi consumida pelo Vesúvio e teve muitas pessoas achadas com o corpo quase intacto, em Akrotíri não  foram encontrados corpos de pessoas ou mesmo animais, o que sugere que tenham escapado da fúria da natureza.

Achados arqueológicos de Akrotíri, além de exibidos no museu arqueológico ateniense, estão exibidos também no Museu Pré-Histórico de Thera.

Serviço

Akrotíri.

Horários

Aberto no inverno (de novembro a março, geralmente): terças aos domingos, de oito da manhã às três da tarde. Fechado às segundas.

No verão (abril a agosto), todos os dias, das oito da manhã às oito da noite.

Em setembro, todos os dias, das oito da manhã às sete da noite.

Ingressos

12 euros (inteiro); 6 (meia).

Existem ingressos "full tickets", válidos para vários museus, com preço bem melhor: 14 euros, para 4 dias - Archaelogical Sites and Museum in Thera ,Ancient Thera, Akrotiri, Archaeological Museum, Museum of Prehistoric Thera, Collection of Icons and Ecclesiastical Artefacts at Pyrgos.

Dias em que a entrada é gratuita: 6 de março (em memória de Melina Mercouri); 18 de abril (Dia dos Monumentos Internacionais); 18 de maio (dia dos museus internacionais); o último fim de semana de setembro anualmente (Dia da Herança Europeia); Feriados Nacionais; 28 de outubro; 25 de março; todo primeiro domingo de novembro até março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário