sábado, 15 de outubro de 2016

MYKONOS, A ILHA DAS BALADAS!

A Grécia tem mais de 6.000 ilhas. Algumas encantam pelas exuberantes praias (Creta, Naxos, Cós, Ikaria, Lefkada); outras tantas, pela natureza (Santorini, Lesbos, Paxi, Nísiros, Skyros); outras, pelo legado cultural (Rodes, Pátmos, Delos). Mykonos, a "ilha-balada", enquadra-se nas últimas - um caldeirão cultural, verdadeiro "mix" de países, com pessoas de muitas nacionalidades em busca de muita diversão. 

Ao fundo, a Pequena Veneza. Mykonos, Grécia.

Mykonos é uma das Ilhas Cíclades, conjunto de 56 ilhas, 24 delas habitadas, localizadas no sul do Mar Egeu. O nome "Cíclades" vem de "Kyklos", que significa círculo em grego. São designadas assim por estarem em torno da ilha sagrada de Delos. Mykonos é uma ilha árida, com muitas aldeias e uma vila urbana mais concentrada divida em porto e vila superior (que tem o nome de "Chora"). 

As ilhas cíclades. Mykonos em destaque.  CC BY- SA 3.0

Mykonos rivaliza com Ibiza. Isso é facilmente verificável até mesmo nos suveníres vendidos na sua principal cidade - alguns bonés vem com inscrição do tipo "Mykonos f... Ibiza". O palavrão não mencionado dá ideia da rivalidade. O fato é que a ilha tornou-se também uma meca para a turma LBGT, que tem ali seu ponto de encontro mundial.  Nesse quesito, parece mesmo insuperável.

Falando mais um pouco da ilha, observamos também um DNA italiano por lá. Além da "Little Venice", "Pequena Veneza" em português, há muitos restaurantes italianos no local. A "Pequena Veneza" faz parte da região mais turística da ilha e tem uma razão de ser: Mykonos foi dominada por Veneza a partir de 1207, o que fez com que os ilhéus formassem a "Comunidade de Moradores de Mykonos" a partir de 1615 e o desenvolvimento começasse. O fato é que a "Little Venice" lembra muita a sua correlata italiana, com o mar batendo à porta de construções...


A Pequena Veneza em Mykonos, que lembra muito a Veneza original.
Acontecimento também marcante na cidade foi a batalha entre gregos e turcos (vencida pelos helênicos) em Mykonos, na Guerra de Independência de 1821. A revolucionária responsável pela importante vitória foi Mantó Mavrogénous (1786-1848), que tem um busto em sua homenagem perto da porto, na região conhecida como Platéia Mavrogénous. 

A cidade de Mykonos (ou "Chora", designativo imperfeito, já que serve apenas para a parte alta da cidade, mas que hoje é usado como sinônimo da maior aglomeração urbana da ilha) é a "capital" da ilha e uma das preciosidades arquitetônicas e culturais da Grécia. Suas ruas branquinhas, emolduradas por construções com pequenas escadas, , fazem o charme local. É uma das cidades mais belas das ilhas Cíclades.



 
 Por outro lado, os moinhos de vento, hoje não utilizados, são símbolos marcantes da ilha. 







O monumento mais importante, e famoso, de Mykonos, é a Igreja de Paraportiani, no Kástro (parte mais antiga da cidade). Construída nos séculos XV, XVI e XVII, a igreja é símbolo de muitos cartões-postais locais. 


Paraportiani.
Outras atrações da cidade de Mykonos (Chora):  Museu Arqueológico (no porto, de terça a domingo, das oito e meia às quinze horas);  Museu Folclórico (no porto, de segunda a sábado, das dezesseis e trinta às vinte e trinta, abril a outubro);  Museu Marítimo do Mar Egeu (Enóplon Dynameon, diariamente, das dez e meia às treze e das dezoito e trinta às vinte e uma horas); Casa de Léna Scrivánou (Enóplon Dynameon, abril a outubro, diariamente - moradora local, com belos trabalhos de bordado); Galeria de Arte Municipal (Matogiánni, diariamente, de junho a outubro).

No que diz respeito às praias locais, uma parece almodar-se perfeitamente a todos os tipos de pessoas: Platys Gialós.  Isso não quer dizer que as outras não sejam boas. Quer dizer apenas que, nas outras, a exemplo de Parágka,  Paradise e Super Paradise, há nudismo, o que pode não agradar todas as pessoas. Eliá foi também praia indicada para pessoas conservadoras, mas há guias que relatam nudismo por lá também. Estivemos em Eliá e não vimos.  Nas praias de Mykonos, especialmente nas mais concorridas (Paradise/Super Paradise) ocorrem, com frequência, festas e raves que rompem a madrugada. 


Platys Giálos, em Mykonos. Foto: Carlos HB / EP



Eliá Beach em Mykonos.

Das vilas da ilha de Mykonos, merece destaque Áno Méra, a 7.5 km de Chora. Nela encontra-se o mosteiro "Panagia  Tourliani", do século XVI, com uma torre de mármore.

Monastério Panagia Tourliani. Por Bernard Gagnon  CC BY-SA 3.0

Outro símbolo de Mykonos, mas que não conseguimos ver (ou não tivemos a sorte de estar junto a ele), é o pelicano Pétros.

Petrós. By patano, CC BY-SA 3.0

A circulação em Mykonos é feita de quatro maneiras: carros, motos, quadriciclos e ônibus da ilha. Os ônibus tem um quadro de horários e saídas do porto e de uma minirodoviária no centro que se chama "Fabrika". Os ônibus costumam ficar lotados e são parecidos com os transportes intermunicipais do Brasil. Os horários são restritos e pode haver alguma dificuldade em períodos de alta estação.

Um mapa ajudará a entender melhor a ilha:


By User: Bgabel at wikivoyage shared, CC BY-SA 3.0
Passeio imperdível a partir de Mykonos, Delos é a ilha sagrada das cíclades, local onde, segundo a mitologia, a deusa Leto deu à luz Artémis e Apolo.. Essa ilha terá um post especial aqui no blog.

Para se chegar até a ilha de Mykonos, há duas opções: por avião (Mykonos conta com um aeroporto internacional) ou por barco (existem os barcos rápidos- 3 horas a partir de Atenas/Pireus e os lentos - 5 horas a partir de Atenas/Pireus). 

Vale aqui fazer um adendo acerca das melhores épocas para visitação. Primeiro, é bom que se diga que de novembro a abril há muita chuva e poucos lugares abertos; fecham-se restaurantes e hotéis.  Maio/junho e setembro/outubro tendem a ser os melhores meses, pois há tempo bom e menos turistas. Julho e Agosto são os meses de alta temporada, com muitos turistas, principalmente europeus.

Enfim, Mykonos, uma ilha que certamente agradará a gregos, troianos e turistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário