segunda-feira, 26 de setembro de 2016

LIMA, A CAPITAL PERUANA.

Capital e maior cidade do Peru, Lima tem a quinta maior região metropolitana da América do Sul, com quase nove milhões de habitantes. Banhada pelo Oceano Pacífico e localizada no vale dos rios Chilon, Lurin e Rimac, Lima tem seu nome derivado deste último rio - de Rimac, no quéchua, surgiu "Lima' no castelhano.

A cidade tem no trânsito o seu mais evidente problema. É bastante complicado deslocar-se do centro histórico para Miraflores, por exemplo, durante os horários mais movimentados (pela manhã, até as dez e após as quatro da tarde).

Lima também está constantemente ameaçada por tremores de terra. Como se sabe, o Peru é um dos países com maior atividade sismológica do mundo, notadamente pela sua localização entre duas placas tectônicas, a saber, Nazca e Sul-Americana.  As simulações de terremoto na cidade, principalmente à tarde, são constantes - geralmente as pessoas abandonam os prédios e ficam no meio da rua, complicando ainda mais o já terrível trânsito local.

As principais atrações da cidade são as seguintes, com comentários ilustrativos:

1. Centro Histórico. O Centro Histórico de Lima é "Patrimônio Mundial pela UNESCO" desde 1988. As principais atrações são: a Basílica e o Convento de São Francisco; a Catedral de Lima; a Casa de Aliaga; a Basílica Menor e o Convento de São Pedro; a Basílica Menor e o Convento de São Domingos

A Catedral de Lima é dedicada a Nossa Senhora da Assunção. Nela se encontram os restos mortais do conquistador Francisco Pizarro.  O entalhe de Jesus, na capela de São João Batista, considerado um dos mais belos da América, é o ponto alto da visitação interna. 

Catedral de Lima.





Interior da Catedral. Foto: Carlos HB / EP

O complexo colonial de San Francisco é a atração mais famosa do Centro Histórico de Lima. Temos nele a Igreja, o Convento, duas capelas (La Soledad e El Milagro) e as interessantes Catacumbas. Além das catacumbas, destaque também para a fachada barroca da igreja e a biblioteca do convento.

São Francisco. Lima.

As aterrorizantes Catacumbas de São Francisco.

O complexo de San Pedro de Lima (Basílica Menor e Convento), por sua vez, foi edificado pela Companhia de Jesus (jesuítas), a partir do século XVI.  O ponto alto é a característica colonial da igreja. Internamente, na igreja, dois destaques:  o belo altar e a pintura "Coração da Virgem Maria", de Bernardo Bitti (1548-1610), que trabalhou junto com Michelangelo na Itália e supervisionou a construção dessa igreja em Lima.

E o terceiro complexo igreja e convento do centro histórico de Lima é o de Santo Domingo (dominicanos).

Santo Domingo. Lima.
Nele, é possível conhecer a história de Santa Rosa de Lima (1586-1617) que, inclusive, tem ali seu túmulo. Nascida Isabel Flores de Oliva, a santa ganhou o apelido "Rosa" por sua beleza. Pelo seu apreço por Catalina de Siena (santa dominicana da Itália), Rosa entrou para a Terceira Ordem de São Domingos e passou a fazer sacrifícios - jejum constante, usava a dor para se concentrar em Deus, passava pimenta na face para parecer menos atraente, dormia em cama com vidros quebrados, usava uma coroa com pregos e coberta de rosas, corrente de ferro na cintura. Tudo isso, e mais o apreço pelos pobres e oprimidos, fez dela santa, dita a "primeira santa das Américas". No Brasil, curiosamente, duas cidades cultuam a santa: Uberaba (que tem uma comunidade rural que homenageia a santa - "Santa Rosa") e Santa Rosa de Lima em Santa Catarina.

Santa Rosa de Lima.

Outro santo bastante marcante na visita ao Convento de Santo Domingo é San Martin de Porres (1579-1639), ou "Martinho de Lima",  primeiro santo negro da América e primeiro santo peruano. Além de ajudar os pobres, Martinho cultivava plantas medicinais que muito auxiliavam as pessoas nas enfermidades. Grande amigo e colaborador de Rosa de Lima, em uma história parecida com a de São Francisco e Santa Clara, foi canonizado por João XXIII em 1962. O nome original, "Porras", foi substituído por "Porres", por conta do sentido pejorativo que há em países lusófonos.  Hoje, é o santo patrono dos católicos mestiços.

San Martin de Porres.

2. Distrito de Miraflores: Miraflores é o bairro que concentra shoppings, restaurantes, bares e os principais hotéis da cidade (à exceção do Sheraton, que fica mais próximo do centro histórico). Por ser uma cidade de trânsito intenso em muitas horas do dia, Miraflores é a melhor opção para os turistas se hospedarem. As maiores atrações do distrito: "Parque Kennedy"Rochedos de Miraflores; Shopping Larcomar; Calle de Las Pizzas (ou ainda San Ramon); Igreja da Virgem Milagrosa; Palácio Municipal; Paseo de Los Pintores.


3. Huaca PucllanaSítio arqueológico com mais de 10 mil anos de história, Huaca Pucllana foi, inicialmente, área dominada por nômades, um centro administrativo e cerimonial de adobe. Posteriormente, o local foi utilizado primeiramente como cemitério pelos waris e depois transformado em huaca, palavra que quer dizer "santuário". A Pirâmide é o ponto mais importante do local. 
A Pirâmide de Huaca Pucllana.  Foto: Carlos HB / Escalada Planetária
 
A cerâmica é um destaque local. Foto: Carlos HB / Escalada Planetária.


Apetrechos antigos. Foto: Carlos HB / Escalada Planetária.

Um show bastante interessante para se curtir em Lima é o "Circuito Mágico das Águas", no Parque de La Reserva (próximo ao centro histórico). Uma bela combinação de águas e luzes faz a alegria dos turistas e populares de Lima. 




O cenário gastronômico peruano, um dos melhores do mundo, tem Lima como importante base. Dois restaurantes destacam-se: o "Central" (Santa Isabel, 376, Miraflores) e o "Astrid y Gaston" (Avenida Paz Soldan, 290, San Isidro)

Para hospedagem, a indicação é Miraflores. O bairro está perto de restaurantes e tem mais fácil deslocamento dentro da cidade.  Fora de Miraflores, o "Sheraton Lima" é um excelente hotel próximo ao centro histórico e tem serviço gratuito de transfer para Miraflores.

Uma curiosidade de Lima: a cidade conta com "touradas" (que hoje contam com forte oposição de ambientalistas e sociedades protetoras de animais), realizadas na Plaza de Acho, entre fim de outubro e início de dezembro. 

Enfim, Lima possui muitos atrativos e vale a visita.
DICAS DE LIMA EM OUTROS BLOGS E SITES (LINKS)

(inclui blogs "Cup of Things", "Sundaycooks", "Idas e Vindas" e dicas da Sylvia Lemos). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário